top of page

ensino médio

Forma coloful
Será que tudo que pode ser contado conta? E o que conta, pode ser contado?
currículo formal em metodologias ativas - interesse das crianças e projetos
 
currículo flexível - itinerários de aprendizagem - ampliações e aprofundamento do currículo oficial e também expandir a área de interesses próprios individuais 
 
projeto de vida: currículo socioemocional (autonomia, escolha, maturidade...)

high

school

1280px-Man_Walking_Cartoon_Vector.svg.pn
esse é o josé
josé é um aluno exemplar que sempre tira boas notas.
Emblema Estrela
10
Troféu
passou em 1º lugar no vestibular
quando se formou, josé foi trabalhar em uma grande empresa
business-graph-chart-icon-by-vexels.png
e apesar dele ter um currículo invejável e um histórico escolar cheio de 10, josé não conseguia resolver os problemas novos que surgiam...
question-mark.png
Piscando roxo Seta
e sabe por quê?
porque ele sempre acreditou que só existia uma resposta certa para tudo
mapa-bolinhas-wish-azul.png
mas não é isso o que o mundo precisa.
e as notas 10 do josé já não impressionam mais...
O MUNDO PRECISA DE PESSOAS CRIATIVAS E ISSO NÃO CABE EM UMA PROVA VALENDO 10!
"Os alunos de Singapura estão, consistentemente , entre os melhores do mundo nos exames internacionais padronizados, como o PISA e o TIMSS. E os educadores e autoridades governamentais estão compreensivelmente orgulhosos da alta classificação de seu país nesses testes. Mas existe um problema. Quando as empresas de Singapura passaram a investir em atividades mais criativas nas duas últimas década, descobriram que os estudantes saídos do ensino médio não estavam mais atendendo às suas necessidades. (...) os novos funcionários se saíam bem em tarefas bem-definidas, que correspondiam ao que eles tinham aprendido na escola, entretanto, assim que situações inesperadas apareciam, muitos dos novos funcionários, mesmo aqueles com notas altas nos exames internacionais, não eram capazes de se adaptar e descobrir novas estratégias para lidar com os desafios. (...) As escolas focam mais atenção e valorizam mais aquilo que conseguem medir, em vez de valorizarem e se concentrarem naquilo que fará mais diferença na vida das crianças." - Jardim de infância para a vida toda - Mitchel Resnick

E para finalizar, uma frase do sociólogo William Bruce Cameron: "Nem tudo que pode ser contado conta, e nem tudo que conta pode ser contado."
bottom of page