Educação Infantil
Em nenhuma outra fase da vida aprendemos tanto quanto na primeira infância. É nos primeiros anos que o cérebro tem seu pico de desenvolvimento. Habilidades para língua, música, artes, esportes, entre outros, se incentivadas nessa fase da vida permanecerão para sempre. Para crianças de até 3 anos, o mundo é um enorme parque de diversões, cheio de sensações a serem experimentadas e de descobertas a serem feitas. Aqui na Wish, valorizamos cada uma dessas possibilidades que se abrem para os pequenos, permitindo que vivenciem, com todos os sentidos, o mundo de cheiros, cores, luzes, sons, rostos, toques, sabores e surpresas.
"A memória é um escorredor de macarrão. O escorredor de macarrão existe para deixar passar o que não vai ser usado: passa a água, fica o macarrão. Essa é a razão por que os estudantes esquecem logo o que são forçados a estudar. Não por falta de memória. Mas porque sua memória funciona bem: não sei para que serve; deixo passar..." (Rubem Alves -A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir).
Na Wish, os alunos não são meros receptores de informações definidas e organizadas pelos adultos. Aqui, entendemos que os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem. Todo o trabalho dos nossos educadores está em ENCORAJAR o espírito natural de observação das crianças, POSSIBILITAR que entrem em contato com uma variedade de situações para que possam aguçar sua curiosidade e seus sentidos, CULTIVAR a inteligência do aprender a aprender para que o aluno faça as próprias descobertas. Ousamos imaginar uma escola criativa, que valoriza o ponto de vista de cada criança, feliz e divertida, onde todos são convidados a desenvolver as suas melhores qualidades.
Rotina:
Veja na tabela abaixo um exemplo da rotina da Educação Infantil. Clique no ícone > para saber mais.
CANTOS As crianças são recebidas com propostas de atividades e brincadeiras que elas podem escolher. Exemplos: massinha, roleplay/jogo simbólico, blocos, enfiagem, circuito, artes, jogos, etc
CANTOS As crianças são recebidas com propostas de atividades e brincadeiras que elas podem escolher. Exemplos: massinha, roleplay/jogo simbólico, blocos, enfiagem, circuito, artes, jogos, etc
CANTOS As crianças são recebidas com propostas de atividades e brincadeiras que elas podem escolher. Exemplos: massinha, roleplay/jogo simbólico, blocos, enfiagem, circuito, artes, jogos, etc
LÁ FORA Tempo dedicado a propostas que acontecem no espaço externo da escola, com o objetivo de aprofundar a compreensão e a conexão dos estudantes com a natureza.
CANTOS As crianças são recebidas com propostas de atividades e brincadeiras que elas podem escolher. Exemplos: massinha, roleplay/jogo simbólico, blocos, enfiagem, circuito, artes, jogos, etc
CIRCLE TIME Momento em que as crianças se reunem em sua sala referência para checar o calendário, organizar a rotina, definir próximos passos do grupo, compartilhar ideias, etc
CIRCLE TIME Momento em que as crianças se reunem em sua sala referência para checar o calendário, organizar a rotina, definir próximos passos do grupo, compartilhar ideias, etc
CIRCLE TIME Momento em que as crianças se reunem em sua sala referência para checar o calendário, organizar a rotina, definir próximos passos do grupo, compartilhar ideias, etc
CIRCLE TIME Momento em que as crianças se reunem em sua sala referência para checar o calendário, organizar a rotina, definir próximos passos do grupo, compartilhar ideias, etc
CIRCLE TIME Momento em que as crianças se reunem em sua sala referência para checar o calendário, organizar a rotina, definir próximos passos do grupo, compartilhar ideias, etc
RODA DE CONVERSA Momento dedicado a desenvolver a oralidade das crianças através da troca de ideias, recomendação de livros, etc.
STORYTIME/LEITURA Momento dedicado à contação de histórias e leitura, tanto na língua portuguesa como na língua inglesa.
SOCIOEMOCIONAL O olhar para as competencias socioemocionais permeia toda a rotina mas nesse momento as crianças tem a oportunidade de identificar e nomear sentimentos.
PROJETO Momento dedicado ao desenvolvimento do projeto coletivo - sempre baseado em um tema levantado a partir do interesse das crianças
PROPOSTA DIRECIONADA Momento para o desenvolvimento de propostas relacionadas aos conteúdos previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
ESCOVAÇÃO Cuidados com a higiene
ESCOVAÇÃO Cuidados com a higiene
ESCOVAÇÃO Cuidados com a higiene
ESCOVAÇÃO Cuidados com a higiene
ESCOVAÇÃO Cuidados com a higiene
FREE PLAY Espaço garantido para a brincadeira livre
FREE PLAY Espaço garantido para a brincadeira livre
FREE PLAY Espaço garantido para a brincadeira livre
FREE PLAY Espaço garantido para a brincadeira livre
FREE PLAY Espaço garantido para a brincadeira livre
LÁ FORA Tempo dedicado a propostas que acontecem no espaço externo da escola, com o objetivo de aprofundar a compreensão e a conexão dos estudantes com a natureza.
JOGOS momento dedicado a jogos de todos os tipos que ajudam, de forma lúdica, a desenvolver cooperação, raciocínio lógico, estratégia, etc.
ATELIÊ momento envolvendo Música, Artes Visuais, Teatro, Dança, entre outras.
P.E. P.E. (physical education)
Sondagem: escrita, desenho, lógica, etc Momento em que alguns parâmetros de desenvolvimento são verificados para que as educadoras possam oferecer personalização das propostas.
RELAXAMENTO Momento dedicado ao espírito e ao corpo: as crianças tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.
RELAXAMENTO Momento dedicado ao espírito e ao corpo: as crianças tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.
RELAXAMENTO Momento dedicado ao espírito e ao corpo: as crianças tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.
RELAXAMENTO Momento dedicado ao espírito e ao corpo: as crianças tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.
RELAXAMENTO Momento dedicado ao espírito e ao corpo: as crianças tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.
PROPOSTA DIRECIONADA Momento para o desenvolvimento de propostas relacionadas aos conteúdos previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
SOCIOEMOCIONAL O olhar para as competencias socioemocionais permeia toda a rotina mas nesse momento as crianças tem a oportunidade de identificar e nomear sentimentos.
PROJETO Momento dedicado ao desenvolvimento do projeto coletivo - sempre baseado em um tema levantado a partir do interesse das crianças
STORYTIME/LEITURA Momento dedicado à contação de histórias e leitura, tanto na língua portuguesa como na língua inglesa.
PROJETO Momento dedicado ao desenvolvimento do projeto coletivo - sempre baseado em um tema levantado a partir do interesse das crianças
Este é apenas um modelo de rotina. Todos os horários são extremamente flexíveis e estão sujeitos a alteração conforme a necessidade do grupo e/ou do momento.