top of page

Educação Holística

A educação holística acredita que todos os aspectos da experiência humana devem ser considerados na educação.

A palavra holística vem do termo grego "holon", que significa inteiro, integral. Assim, não só o intelecto racional, mas também os aspectos físicos, emocionais, sociais, culturais, criativos, intuitivos e espirituais da natureza de cada ser humano são valorizados e desenvolvidos pela escola.

A imagem abaixo é uma representação de todos os aspectos que são desenvolvidos pela abordagem holística da Wish.

Entendemos que é necessário mudar radicalmente a forma como os conteúdos escolares são abordados na escola. Por isso, utilizamos a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como norte e o currículo passa a ser trabalhado de maneira significativa para os estudantes através de metodologias ativas, projetos, e muito mais.

O eixo espírito do mapa holístico tem como viés o autoconhecimento. Momentos de quietude, mindfulness, autorreflexão trazem a experiência de olhar para dentro de si, de se conhecer. Assim, o estudante pode realizar a sua contribuição única para o mundo.

Essencial para a nossa humanidade, é através da interação com o outro que nos descobrimos e que descobrimos o mundo. Proporcionamos aos estudantes da Wish que se coloquem em diferentes posições, se conectem não só com outros estudantes, mas também com os educadores e com toda a equipe de profissionais, com o igual e com o diferente.

mapa_holistico_eixos_set_22.png

Aprendizagem inCORPOrada, perceber na pele, no movimento os aprendizados que estão ocorrendo. O corpo é vivenciado, para além do movimento, como lugar de sustentação, como base para que o restante da vida permaneça em equilíbrio.

O eixo mundo representa a conexão das vivências escolares para além dos muros da escola. A educação para o mundo está baseada em uma visão ecológica, que enfatiza a conectividade e a interdependência da vida humana com a natureza.

mapa-bolinhas-wish-azul.png

Mas como tudo isso acontece?

Para que possamos integrar todos os aspectos da educação holística na prática e no dia-a-dia da escola, é necessário transformar radicalmente o ambiente e a rotina que normalmente caracterizam o espaço escolar.

 

Nesta seção você encontra mais detalhes sobre a rotina da escola e os formatos que utilizamos para desenvolver a educação holística.

TEMPO

Acreditamos na necessidade de tempos largos para que os estudantes possam se envolver com os projetos e, com os temas que estão desenvolvendo, para que as brincadeiras e o ócio possam ser profundamente experienciadas e para que o aprendizado aconteça de forma natural.

Entendemos que cada um tem um tempo único e valorizamos o respeito por esse processo individual, promovendo o suporte necessário para que cada estudante se desenvolva integralmente. Assim, diferentemente da maioria das escolas, na Wish não temos tempos fixos para cada aula. A rotina é adaptada (diária ou semanalmente) conforme a necessidade do grupo/do estudante em cada momento.

educacao_infantil_tempo_wish_school.jpeg

PAP

plano de aprendizagem pessoal

Desde a educação infantil até o ensino médio, utilizamos o PAP (Plano de Aprendizagem Pessoal) para organizar a rotina dos estudantes.

O objetivo dos PAPs é:

  • garantir a flexibilidade das propostas, permitindo ao educador alterar a rotina conforme a necessidade que observa no grupo/estudante;

  • o equilíbrio entre as duas línguas (inglês e português);

  • a diversidade entre propostas direcionadas, investigação pessoal e trabalho com projetos

  • além de trazer para as crianças a essencial habilidade de gerenciar o próprio tempo.

Cada ciclo tem uma forma diferente de utilizar o PAP, de acordo com as necessidades da faixa etária.

pap_plano_aprendizagem_pessoal_wish_school.jpeg
espaco_wish_school_arquitetura_pedagogica.jpeg
espaco_educacao_holistica_arquitetura_pedagogica_wishschool.png

ESPAÇO

O espaço escolar é visto como um terceiro educador – tão importante e tão significativo quanto as pessoas que compõem essa comunidade.

Por isso, na Wish, nosso projeto arquitetônico foi desenvolvido para refletir a nossa proposta holística.

Esse espaço-educador favorece a diversidade de movimento e de ocupação. A sala de aula se expande e novos espaços são criados de acordo com a necessidade de cada momento e de cada grupo.

O aprendizado acontece, então, em todos os espaços, a todo momento.

horizontalidade_relacoes_wish_school.jpeg

HORIZONTALIDADE DAS RELAÇÕES

Para que a educação holística seja praticada é necessário que haja uma diferença fundamental na maneira como as relações acontecem no ambiente escolar.

Em vez do autoritarismo normalmente encontrado no ambiente escolar, buscamos promover uma relação horizontal e acolhedora entre os estudantes e os adultos que fazem parte da comunidade escolar. 

Entender cada indivíduo como ser único cheio de potencialidades significa ampliar essa concepção para todas as pessoas que fazem parte da nossa comunidade: estudantes, educadores, equipe, famílias.

Assim, damos espaço para que os estudantes expressem suas opiniões e sejam ouvidos, mas que também escutem e acolham as opiniões e as necessidades de todos com os quais se relacionam.

Essa horizontalidade é expandida para o relacionamento entre educadores, gestão e famílias, possibilitando a prática do diálogo, da responsabilidade compartilhada e do acolhimento.

projetos
projeto_corpo_educacao_holistica_wish_school.jpeg

PROJETOS

Você sabia que nós aprendemos melhor quando estamos envolvidos em um assunto de nosso interesse?

Por isso, na Wish, utilizamos os projetos para conectar os conteúdos escolares aos interesses dos estudantes.

A partir de uma observação atenta dos estudantes, os educadores identificam temas de interesse para cada grupo e propõem projetos que podem ter o objetivo de responder perguntas, solucionar problemas, ou construir algo.

Uma vez definido o tipo de projeto e o tema, é hora de ampliá-lo e aprofundá-lo. A busca agora é por materiais, ideias, conteúdos curriculares (prescritos na BNCC), propostas culturais, saídas pedagógicas, entre outros materiais que se relacionem com o projeto. 

Nessa hora, ajudam muito o repertório dos profissionais envolvidos, os especialistas de área e mestres, a comunidade escolar (outros profissionais, famílias dos alunos, pessoas e empresas do bairro), etc.

O "produto" do projeto ainda pode acontecer em diversas linguagens: apresentação, site, podcast e o que mais a imaginação permitir.

Cada projeto é único e é desenvolvido de acordo com os interesses e características do grupo. Utilizando uma ampla variedade de recursos para o desenvolvimento de projetos (como Design Thinking e outras técnicas de Project-based Learning¹), os educadores se tornam facilitadores e podem personalizar o projeto para que reflita os objetivos do grupo.

¹ Project-based Learning, do inglês Aprendizagem por Projetos

mapa-bolinhas-wish-azul.png

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental 2

projeto_picolinos_aprendizagem_wish_school.png

Ensino Médio

AVALIAÇÃO

Na Wish, a avaliação também acontece de maneira holística, possibilitando a observação e reflexão do indivíduo como ser integral e complexo.

Esse tipo de avaliação pressupõe que o aprendizado é um processo contínuo, nunca chegando ao seu fim e, por isso, avaliar é uma ferramenta que alimenta o próprio aprendizado, nos oferecendo a chance de melhorar, de conhecer nossas forças e fraquezas e entender qual é a melhor maneira de atuar diante dos diversos desafios que se apresentam.

Assim, utilizamos diversas ferramentas avaliativas:

  • Tutorias (encontros individuais entre o estudante e o seu tutor);

  • Autoavaliação de conteúdos e autoavaliação de competências;

  • Portfólio (construído pelo estudante com destaques do seu percurso de aprendizagem);

  • Student-led conferences (reuniões entre o estudante, seu tutor e seus familiares onde o estudante apresenta o seu percurso de aprendizagem);

  • Simulados de provas;

  • entre outros.

22_jun_slc_student_led_conference_wishschool.jpg
portifolio_avaliação_educação_wish_school.jpg
tutoria_avaliacao_formativa_wish_school.jpeg
mapa-bolinhas-wish-azul.png

Qual é a diferença entre a educação holística e a educação tradicional?

 

Veja um resumo nessa tabela abaixo:

espirito_mapa_holistico_wish_school_v3.jpg
WhatsApp Image 2022-11-01 at 09.41.18.jpeg

Quer saber mais sobre os dispositivos que utilizamos na Wish para aplicar a abordagem holística?

WhatsApp Image 2022-10-27 at 13.50.24.jpeg

Quer saber mais sobre as bases filosóficas para essa metodologia?

Parceiros:

Veja quem está com a gente:

liv_logo.png
winnnicott-logo-geek-one.png
matific-sm.png
Logo cloe.png
Google_for_Education_logo.svg.png
bottom of page