Ensino Fundamental
Acreditamos que o ato de educar não pode estar relacionado aos de julgar, comparar, criticar. Para os educadores da Wish, a individualidade do aluno é fundamental. Aqui, não temos como objetivo sobrecarregar a criança de informações e conhecimentos pré-definidos. Ao invés disso, priorizamos o aprender a aprender, ajudamos as crianças a buscarem e intensificarem seus talentos para que possam estudar aquilo que realmente tem significado para elas. Na Wish, as crianças compreendem a força de sua inteligência e criatividade e percebem que elas, mais do que ninguém, são capazes de trilhar a própria rota de aprendizagem em busca do conhecimento.
![]() | ![]() | ![]() |
|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() |
Rotina:
A partir do Ensino Fundamental, os estudantes passam a ganhar autonomia na construção da sua rotina. No início da semana, os estudantes preenchem o seu Plano de Aprendizagem Pessoal (PAP), que funciona como uma agenda, mostrando qual será a rotina de cada dia. No PAP existem espaços em branco, que serão preenchidos por cada estudante. Alguns horários também contam com mais de uma opção de proposta para que o estudante escolha qual ele irá realizar em cada dia.
Saiba mais detalhes da nossa rotina:
Fund. 1
Provocações: Variedade de ofertas para acolher os estudantes na chegada à escola. Assim, aqueles que chegam mais sonolentos tem tempo para despertar, e os que chegam mais acordados, tem tempo para equalizar a sua energia.
Lá fora: Tempo dedicado a propostas que acontecem no espaço externo da escola, com o objetivo de aprofundar a compreensão e a conexão dos estudantes com a natureza.
Portifólio/Tutoria/Cantos: Horário para escolha entre 3 propostas. Portifólio - momento para construção do portifólio, que é o principal instrumento avaliativo do estudante.
Agenda: Neste horário os estudantes se reúnem para montar a rotina da semana. Eles têm ajuda dos tutores para organizarem a parte individual da sua rotina, preenchendo o seu PAP (Plano de Aprendizagem Pessoal).
Art class: Momento dedicado à exploração das linguagens artísticas, envolvendo Música, Artes Visuais, Teatro, Dança, entre outras.
Projeto: Momento da rotina focado no desenvolvimento dos projetos escolhidos pelos estudantes. Aqui prevalece a transdisciplinaridade e o caminhar lado a lado de demandas curriculares e interesses dos estudantes.
Propostas direcionadas: Momento para o desenvolvimento de propostas relacionadas aos conteúdos previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Free writing: Momento de exploração livre da escrita, com o objetivo de incentivar o apreciação por escrever.
Free investigation: Momento para o desenvolvimento de um projeto ou pesquisa totalmente direcionada pelos próprios estudantes. O objetivo é desenvolver o aprender a aprender, a partir da motivação interna de cada estudante. Habilidades de pesquisa, de gerenciamento do tempo, de apresentação também são desenvolvidas conforme as pesquisas e os projetos se desenvolvem.
Leitura compartilhada: Momento de leitura em grupo. Os horários durante a semana são divididos entre a Leitura em Inglês e Leitura em Português.
Socioemocional: O olhar para as competências socioemocionais permeia toda a rotina mas nesse momento os estudantes tem a oportunidade de nomear e compartilhar os seus sentimentos, aprofundando este trabalho de maneira mais focada.
Physical education: Momento dedicado às propostas voltadas para o corpo e o movimento
Retomada: Finalização do dia, retomada dos combinados, dos conteúdos, das propostas, das pendências. Um verdadeiro balanço do dia que passou.
Fund. 2
Acolhimento: Momento de chegada na escola - tempo para que eles possam se preparar para começar o dia.
Morning meeting: Reunião de início da semana com toda a turma, para dar recados importantes sobre a semana e alinhar objetivos, decidindo questões importantes de convivência e rotina
PAP (Plano de Aprendizagem Pessoal): Momento em que os estudantes têm ajuda dos tutores para organizarem a parte individual da sua rotina.
Projeto: Momento da rotina focado no desenvolvimento dos projetos escolhidos pelos estudantes. Aqui prevalece a transdisciplinaridade e o caminhar lado a lado de demandas curriculares e interesses dos estudantes.
Free investigation: Momento para o desenvolvimento de um projeto ou pesquisa totalmente direcionada pelos próprios estudantes. O objetivo é desenvolver o aprender a aprender, a partir da motivação interna de cada estudante. Habilidades de pesquisa, de gerenciamento do tempo, de apresentação também são desenvolvidas conforme as pesquisas e os projetos se desenvolvem.
G.T. - Grupos de trabalho: Grupos de trabalho formado por especialistas e tutores ao redor das áreas de conhecimento com o objetivo de integrá-las aos projetos e desenvolver os conteúdos presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
To DOs: Momentos em que os estudantes se organizam de maneira autônoma para realizar tarefas e pendências.
Leituras: Momentos de leitura em pequenos grupos, determinados pelo interesse e fluência de cada estudante. Os horários durante a semana são divididos entre a Leitura em Inglês e Leitura em Português.
Tutoria: Reunião individual entre o estudante o seu tutor. Essa reunião acontece periodicamente e é fundamental para o processo avaliativo na escola.
SLC: Momento de preparação das reuniões semestrais lideradas pelos estudantes com os seus tutores e familiares, as quais chamamos de Student-led Conferences (SLC).
Check in: momento de organização das tarefas pendentes, em que os estudantes são acompanhados pelo tutor para alinhar expectativas e necessidades para os próximos dias.
Portifólio: momento de reflexão e produção do portfólio individual, principal instrumento avaliativo dos estudantes.
You choose: momento em que os estudantes podem escolher se vão adiantar seus to dos, avançar numa leitura, descansar, conversar com os colegas. O que vale é a prática da gestão do próprio tempo frente às demandas da rotina e as necessidades individuais.
Break: Momento dedicado ao espírito e ao corpo: os estudantes tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.
Socioemocional: O olhar para as competências socioemocionais permeia toda a rotina mas nesse momento os estudantes tem a oportunidade de nomear e compartilhar os seus sentimentos, aprofundando este trabalho de maneira mais focada.
Pshysical education: A educação física (P.E.) é dividida em 3 grupos pensados para proporcionar diferentes níveis de propostas num contínuo de colaboração à competição. Os estudantes podem escolher de qual grupo querem participar.
Retomada: finalização da semana, retomada dos combinados, dos conteúdos, das propostas, das pendências. Um verdadeiro balanço da semana que passou.
.png)












