top of page

Ensino Fundamental

Acreditamos que o ato de educar não pode estar relacionado aos de julgar, comparar, criticar. Para os educadores da Wish, a individualidade do aluno é fundamental. Aqui, não temos como objetivo sobrecarregar a criança de informações e conhecimentos pré-definidos. Ao invés disso, priorizamos o aprender a aprender, ajudamos as crianças a buscarem e intensificarem seus talentos para que possam estudar aquilo que realmente tem significado para elas. Na Wish, as crianças compreendem a força de sua inteligência e criatividade e percebem que elas, mais do que ninguém, são capazes de trilhar a própria rota de aprendizagem em busca do conhecimento.

Rotina:

A partir do Ensino Fundamental, os estudantes passam a ganhar autonomia na construção da sua rotina. No início da semana, os estudantes preenchem o seu Plano de Aprendizagem Pessoal (PAP), que funciona como uma agenda, mostrando qual será a rotina de cada dia. No PAP existem espaços em branco, que serão preenchidos por cada estudante. Alguns horários também contam com mais de uma opção de proposta para que o estudante escolha qual ele irá realizar em cada dia.

Abaixo, exemplo de uma semana da rotina :)  Clique no ícone  >  para saber mais.

Fund. 1

PROVOCAÇÕES/ OFFERINGS Variedade de ofertas para acolher os estudantes na chegada à escola. Assim, aqueles que chegam mais sonolentos tem tempo para despertar, e os que chegam mais acordados, tem tempo para equalizar a sua energia.

PROVOCAÇÕES/ OFFERINGS Variedade de ofertas para acolher os estudantes na chegada à escola. Assim, aqueles que chegam mais sonolentos tem tempo para despertar, e os que chegam mais acordados, tem tempo para equalizar a sua energia.

PROVOCAÇÕES/ OFFERINGS Variedade de ofertas para acolher os estudantes na chegada à escola. Assim, aqueles que chegam mais sonolentos tem tempo para despertar, e os que chegam mais acordados, tem tempo para equalizar a sua energia.

PROVOCAÇÕES/ OFFERINGS Variedade de ofertas para acolher os estudantes na chegada à escola. Assim, aqueles que chegam mais sonolentos tem tempo para despertar, e os que chegam mais acordados, tem tempo para equalizar a sua energia.

LÁ FORA Tempo dedicado a propostas que acontecem no espaço externo da escola, com o objetivo de aprofundar a compreensão e a conexão dos estudantes com a natureza.

PORTFÓLIO/ TUTORIA/ CANTOS Horário para escolha entre 3 propostas. Portifólio - momento para construção do portifólio, que é o principal instrumento avaliativo do estudante.

ART CLASS Momento dedicado à exploração das linguagens artísticas, envolvendo Música, Artes Visuais, Teatro, Dança, entre outras

PORTFÓLIO/ TUTORIA/ CANTOS Horário para escolha entre 3 propostas. Portifólio - momento para construção do portifólio, que é o principal instrumento avaliativo do estudante.

PORTFÓLIO/ TUTORIA/ CANTOS Horário para escolha entre 3 propostas. Portifólio - momento para construção do portifólio, que é o principal instrumento avaliativo do estudante.

LÁ FORA Tempo dedicado a propostas que acontecem no espaço externo da escola, com o objetivo de aprofundar a compreensão e a conexão dos estudantes com a natureza.

AGENDA Neste horário os estudantes se reunem para montar a rotina da semana. Eles têm ajuda dos tutores para organizarem a parte individual da sua rotina, preenchendo o seu PAP (Plano de Aprendizagem Pessoal).

ART CLASS Momento dedicado à exploração das linguagens artísticas, envolvendo Música, Artes Visuais, Teatro, Dança, entre outras

PROJETO Projeto - Momento da rotina focado no desenvolvimento dos projetos escolhidos pelos estudantes. Aqui prevalece a transdisciplinaridade e o caminhar lado a lado de demandas curriculares e interesses dos estudantes.

PROPOSTAS DIRECIONADAS Momento para o desenvolvimento de propostas relacionadas aos conteúdos previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

PORTFÓLIO/ TUTORIA/ CANTOS Horário para escolha entre 3 propostas. Portifólio - momento para construção do portifólio, que é o principal instrumento avaliativo do estudante.

FREE WRITING Momento de exploração livre da escrita, com o objetivo de incentivar o apreciação por escrever.

FREE READING Momento dedicado à exploração livre da leitura, como forma de incentivo à apreciação dos livros e das habilidades leitoras.

PROJETO Projeto - Momento da rotina focado no desenvolvimento dos projetos escolhidos pelos estudantes. Aqui prevalece a transdisciplinaridade e o caminhar lado a lado de demandas curriculares e interesses dos estudantes.

PROPOSTAS DIRECIONADAS Momento para o desenvolvimento de propostas relacionadas aos conteúdos previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

YOU CHOOSE

TERRITÓRIOS DO SABER/ TO DOs Momento dedicado às propostas voltadas para o corpo e o movimento

PROJETO Momento da rotina focado no desenvolvimento dos projetos escolhidos pelos estudantes. Aqui prevalece a transdisciplinaridade e o caminhar lado a lado de demandas curriculares e interesses dos estudantes.

FREE INVESTIGATION momento para o desenvolvimento de um projeto ou pesquisa totalmente direcionada pelos próprios estudantes. O objetivo é desenvolver o aprender a aprender, a partir da motivação interna de cada estudante. Habilidades de pesquisa, de gerenciamento do tempo, de apresentação também são desenvolvidas conforme as pesquisas e os projetos se desenvolvem.

LEITURA COMPARTILHADA Momento de leitura em grupo. Os horários durante a semana são divididos entre a Leitura em Inglês e Leitura em Português.

SOCIOEMOCIONAL O olhar para as competências socioemocionais permeia toda a rotina mas nesse momento os estudantes tem a oportunidade de nomear e compartilhar os seus sentimentos, aprofundando este trabalho de maneira mais focada.

TERRITÓRIOS DO SABER/ TO DOs Momento dedicado às propostas voltadas para o corpo e o movimento

PROJETO Momento da rotina focado no desenvolvimento dos projetos escolhidos pelos estudantes. Aqui prevalece a transdisciplinaridade e o caminhar lado a lado de demandas curriculares e interesses dos estudantes.

FREE INVESTIGATION momento para o desenvolvimento de um projeto ou pesquisa totalmente direcionada pelos próprios estudantes. O objetivo é desenvolver o aprender a aprender, a partir da motivação interna de cada estudante. Habilidades de pesquisa, de gerenciamento do tempo, de apresentação também são desenvolvidas conforme as pesquisas e os projetos se desenvolvem.

TERRITÓRIOS DO SABER/ TO DOs Momento dedicado às propostas voltadas para o corpo e o movimento

SOCIOEMOCIONAL O olhar para as competências socioemocionais permeia toda a rotina mas nesse momento os estudantes tem a oportunidade de nomear e compartilhar os seus sentimentos, aprofundando este trabalho de maneira mais focada.

LEITURA COMPARTILHADA Momento de leitura em grupo. Os horários durante a semana são divididos entre a Leitura em Inglês e Leitura em Português.

YOU CHOOSE

LEITURA COMPARTILHADA Momento de leitura em grupo. Os horários durante a semana são divididos entre a Leitura em Inglês e Leitura em Português.

TERRITÓRIOS DO SABER/ TO DOs Momento dedicado às propostas voltadas para o corpo e o movimento

LEITURA COMPARTILHADA Momento de leitura em grupo. Os horários durante a semana são divididos entre a Leitura em Inglês e Leitura em Português.

Break/ Relaxation/ Reading

Break/ Relaxation/ Reading

Break/ Relaxation/ Reading

Break/ Relaxation/ Reading

Break/ Relaxation/ Reading

PHYSICAL EDUCATION Momento dedicado às propostas voltadas para o corpo e o movimento

RETOMADA finalização do dia, retomada dos combinados, dos conteúdos, das propostas, das pendências. Um verdadeiro balanço do dia que passou.

TERRITÓRIOS DO SABER/ TO DOs Momento dedicado às propostas voltadas para o corpo e o movimento

RETOMADA finalização do dia, retomada dos combinados, dos conteúdos, das propostas, das pendências. Um verdadeiro balanço do dia que passou.

TERRITÓRIOS DO SABER/ TO DOs Momento dedicado às propostas voltadas para o corpo e o movimento

RETOMADA finalização do dia, retomada dos combinados, dos conteúdos, das propostas, das pendências. Um verdadeiro balanço do dia que passou.

FREE INVESTIGATION momento para o desenvolvimento de um projeto ou pesquisa totalmente direcionada pelos próprios estudantes. O objetivo é desenvolver o aprender a aprender, a partir da motivação interna de cada estudante. Habilidades de pesquisa, de gerenciamento do tempo, de apresentação também são desenvolvidas conforme as pesquisas e os projetos se desenvolvem.

TERRITÓRIOS DO SABER/ TO DOs Momento dedicado às propostas voltadas para o corpo e o movimento

RETOMADA finalização do dia, retomada dos combinados, dos conteúdos, das propostas, das pendências. Um verdadeiro balanço do dia que passou.

RETOMADA finalização do dia, retomada dos combinados, dos conteúdos, das propostas, das pendências. Um verdadeiro balanço do dia que passou.

Este é apenas um modelo de rotina. Todos os horários são extremamente flexíveis e estão sujeitos a alteração conforme a necessidade do grupo e/ou do momento.

Fund. 2

ACOLHIMENTO momento de chegada na escola - tempo para que eles possam se preparar para começar o dia

ACOLHIMENTO momento de chegada na escola - tempo para que eles possam se preparar para começar o dia

ACOLHIMENTO momento de chegada na escola - tempo para que eles possam se preparar para começar o dia

ACOLHIMENTO momento de chegada na escola - tempo para que eles possam se preparar para começar o dia

ACOLHIMENTO momento de chegada na escola - tempo para que eles possam se preparar para começar o dia

MORNING MEETING & PAP Morning Meeting - reunião de início da semana com toda a turma, para dar recados importantes sobre a semana e alinhar objetivos, decidindo questões importantes de convivência e rotina PAP (Plano de Aprendizagem Pessoal) - Momento em que os estudantes têm ajuda dos tutores para organizarem a parte individual da sua rotina.

PROJETO Momento da rotina focado no desenvolvimento dos projetos escolhidos pelos estudantes. Aqui prevalece a transdisciplinaridade e o caminhar lado a lado de demandas curriculares e interesses dos estudantes.

FREE INVESTIGATION momento para o desenvolvimento de um projeto ou pesquisa totalmente direcionada pelos próprios estudantes. O objetivo é desenvolver o aprender a aprender, a partir da motivação interna de cada estudante. Habilidades de pesquisa, de gerenciamento do tempo, de apresentação também são desenvolvidas conforme as pesquisas e os projetos se desenvolvem.

G.T. ATUALIDADES/ CIÊNCIAS HUMANAS grupos de trabalho formado por especialistas e tutores ao redor das áreas de conhecimento com o objetivo de integrá-las aos projetos e desenvolver os conteúdos presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

PROJETO Momento da rotina focado no desenvolvimento dos projetos escolhidos pelos estudantes. Aqui prevalece a transdisciplinaridade e o caminhar lado a lado de demandas curriculares e interesses dos estudantes.

TO DOs momentos em que os estudantes se organizam de maneira autônoma para realizar tarefas e pendências.

PROJETO Momento da rotina focado no desenvolvimento dos projetos escolhidos pelos estudantes. Aqui prevalece a transdisciplinaridade e o caminhar lado a lado de demandas curriculares e interesses dos estudantes.

LEITURAS Momento de leitura em pequenos grupos, determinados pelo interesse e fluência de cada estudante. Os horários durante a semana são divididos entre a Leitura em Inglês e Leitura em Português.

TUTORIA/ SLC Tutoria - reunião individual entre o estudante o seu tutor. Essa reunião acontece periodicamente e é fundamental para o processo avaliativo na escola. SLC prep - Momento de preparação das reuniões semestrais lideradas pelos estudantes com os seus tutores e familiares, as quais chamamos de Student-led Conferences (SLC)

LEITURAS Momento de leitura em pequenos grupos, determinados pelo interesse e fluência de cada estudante. Os horários durante a semana são divididos entre a Leitura em Inglês e Leitura em Português.

G.T. LÍNGUA PORTUGUESA Momento de leitura em pequenos grupos, determinados pelo interesse e fluência de cada estudante. Os horários durante a semana são divididos entre a Leitura em Inglês e Leitura em Português.

TO DOs momentos em que os estudantes se organizam de maneira autônoma para realizar tarefas e pendências.

CHECK-IN TO DO & PORTFÓLIO Check-in - momento de organização das tarefas pendentes, em que os estudantes são acompanhados pelo tutor para alinhar expectativas e necessidades para os próximos dias. Portfólio - momento de reflexão e produção do portfólio individual, principal instrumento avaliativo dos estudantes.

TO DOs momentos em que os estudantes se organizam de maneira autônoma para realizar tarefas e pendências.

G.T. MATH grupos de trabalho formado por especialistas e tutores ao redor das áreas de conhecimento com o objetivo de integrá-las aos projetos e desenvolver os conteúdos presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

YOU CHOOSE momento em que os estudantes podem escolher se vão adiantar seus to dos, avançar numa leitura, descansar, conversar com os colegas. O que vale é a prática da gestão do próprio tempo frente às demandas da rotina e as necessidades individuais.

G.T. ATUALIDADES/ CIÊNCIAS HUMANAS grupos de trabalho formado por especialistas e tutores ao redor das áreas de conhecimento com o objetivo de integrá-las aos projetos e desenvolver os conteúdos presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

G.T. ENGLISH WORKSHOP grupos de trabalho formado por especialistas e tutores ao redor das áreas de conhecimento com o objetivo de integrá-las aos projetos e desenvolver os conteúdos presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

G.T. CIÊNCIAS DA NATUREZA grupos de trabalho formado por especialistas e tutores ao redor das áreas de conhecimento com o objetivo de integrá-las aos projetos e desenvolver os conteúdos presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

G.T. LINGUAGENS ARTÍSTICAS momento em que os estudantes podem escolher se vão adiantar seus to dos, avançar numa leitura, descansar, conversar com os colegas. O que vale é a prática da gestão do próprio tempo frente às demandas da rotina e as necessidades individuais.

BREAK Momento dedicado ao espírito e ao corpo: os estudantes tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

BREAK Momento dedicado ao espírito e ao corpo: os estudantes tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

BREAK Momento dedicado ao espírito e ao corpo: os estudantes tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

BREAK Momento dedicado ao espírito e ao corpo: os estudantes tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

BREAK Momento dedicado ao espírito e ao corpo: os estudantes tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

G.T. MATH grupos de trabalho formado por especialistas e tutores ao redor das áreas de conhecimento com o objetivo de integrá-las aos projetos e desenvolver os conteúdos presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

P.E.2 Momento para escolha entre propostas: P.E. / Free Investigation / To Dos A educação física (P.E.) é dividida em 3 grupos pensados para proporcionar diferentes níveis de propostas num contínuo de colaboração à competição. Os estudantes podem escolher de qual grupo querem participar.

G.T. SOCIOEMOCIONAL O olhar para as competências socioemocionais permeia toda a rotina mas nesse momento os estudantes tem a oportunidade de nomear e compartilhar os seus sentimentos, aprofundando este trabalho de maneira mais focada.

TO DOs momentos em que os estudantes se organizam de maneira autônoma para realizar tarefas e pendências.

RETOMADA finalização da semana, retomada dos combinados, dos conteúdos, das propostas, das pendências. Um verdadeiro balanço da semana que passou.

Este é apenas um modelo de rotina. Todos os horários são extremamente flexíveis e estão sujeitos a alteração conforme a necessidade do grupo e/ou do momento.

bottom of page