top of page

Avaliação Formativa: o que é e como funciona?

Atualizado: 23 de mar. de 2023

A educação é uma ciência e, como tal, está sempre se desenvolvendo.

Novas teorias, estudos e aprimoramentos demonstram a importância de olhar e ouvir as crianças, incluindo-as cada vez mais no próprio processo de aprendizagem.

Da mesma maneira, a avaliação e a forma como a entendemos no contexto escolar formal vêm sendo objeto de estudo e novas teorias, mais conectadas às demandas contemporâneas, surgem de maneira a demonstrar os reais objetivos da avaliação dos saberes tais como eles se apresentam para nós no século 21.

Neste texto buscaremos trazer um pouco de reflexão acerca das novas premissas que envolvem esse tema tão importante.

O que é avaliação formativa?

A linha pedagógica que acreditamos nos brinda com o que é chamado de avaliação formativa.

Esse tipo de avaliação pressupõe que o aprendizado é um processo contínuo, nunca chegando ao seu fim e, por isso, avaliar é uma ferramenta que alimenta o próprio aprendizado, nos oferecendo a chance de melhorar, de conhecer nossas forças e fraquezas e entender qual é a melhor maneira de atuar diante dos diversos desafios que temos.

Essa ideia é bastante diferente do que a maioria de nós vivenciou em nossas vidas escolares, que mais se aproxima de um juízo final, um julgamento que diz se você é bom ou mau, mas que não sugere nenhuma saída.

Ao fazermos avaliação a partir dessa premissa formativa, as perguntas que devem nos nortear são:

- O QUE avaliar (conteúdo);

- COMO avaliar (forma);

- PARA QUE avaliar (intencionalidade).

Para quem tiver curiosidade de entender melhor essas três categorias, esse vídeo trata do assunto (41'30'' a 53'10'').

Como funciona a avaliação formativa?

A necessidade mais contemporânea de avaliação, diferente dos antigos formatos que apenas avaliam a memorização de conteúdos, pressupõe avaliação de todas as frentes ligadas aos 5 eixos do Mapa Holístico.

Avalia-se não só a matemática ou a competência para escrever textos, mas também a resiliência, a capacidade de se autogerir, a habilidade de trabalho em grupo, etc.

Ao se falar em avaliação, o que vem na cabeça de 90% das pessoas é a prova (herança do formato de educação que tivemos).

Prova é sim um instrumento de avaliação. Mas é UM instrumento entre os vários que existem.

Um instrumento que é considerado cada vez mais limitado, capaz de testar apenas de maneira massificada e somente a partir de questões muito genéricas e objetivas.

Há muitas outras maneiras de avaliar o desenvolvimento de um estudante que levam em consideração o processo da aprendizagem e o seu percurso.

Abaixo é possível visualizar alguns dos instrumentos de avaliação utilizados na Wish e uma breve descrição deles.

Tutoria

A tutoria é um encontro individual entre um educador (tutor) e um estudante. Durante o ano, cada criança tem um tutor que a acompanhará nestes momentos e terá um olhar especial para o seu aprendizado.

Algumas vezes por semestre, o tutor e o estudante se reúnem para refletir e analisar o período que se passou até então, quais foram os desafios, as conquistas e os aprendizados daquele momento.

Neste momento, eles também estabelecem metas para o próximo período, até a próxima reunião.

Após o encontro, o tutor produz um relatório descrevendo o que foi discutido e apontando as reflexões feitas durante a reunião de tutoria.

Este relato será colocado no portfólio do estudante para ser compartilhado com pais e familiares.

Autoavaliação

Partindo da concepção de criança como protagonista do seu processo de aprendizagem, não podemos deixá-la de fora quando o assunto é avaliação.

Na Wish, as crianças têm a oportunidade de olhar para as próprias questões, sejam elas de caráter cognitivo (conteúdos), emocional ou atitudinal (competências/soft skills), e refletir sobre elas.

Ao se autoavaliarem, as crianças têm a chance de se conhecer melhor, de perceber como aprendem, onde têm mais dificuldades, onde podem ajudar os outros e onde precisam de ajuda, tornando-se, assim, co-responsáveis pelo seu desenvolvimento.

Os tutores auxiliam nesse processo de diferentes maneiras, de acordo com a maturidade de cada estudante nesse percurso de autoconhecimento: podem elaborar perguntas, conversas, formulários ou atividades de autoavaliação de competências e/ou de conteúdos que os ajudem a provocar, organizar e até mesmo registrar essas reflexões e esses aprendizados.

Portfolio

O portfólio é uma ferramenta que reúne evidências do processo de aprendizagem, das conquistas e dos sucessos de cada estudante.

Ele possibilita à equipe docente retomar as questões que mais importam com e para cada criança; ajuda a criança a se autoavaliar e a enxergar forças e desafios, e também informa pais e familiares dos avanços e necessidades dessa criança num espectro muito mais amplo do que uma lista de letras e números em um boletim.

Esse documento é o que vai nos dizer, muito mais do que qualquer teste padronizado poderia, a respeito de uma criança e de como individualizar nossas intervenções.

Queremos, com ele, dar visibilidade a como as crianças pensam e se expressam, o que produzem e inventam, como brincam, jogam e discutem hipóteses, quais linguagens lhes são mais próximas, como sua lógica funciona.

Queremos fortalecer a ideia de que os estudantes possuem talentos únicos a compartilhar com o mundo e que damos muito valor a eles.

O portfólio reúne todos os outros instrumentos de avaliação que utilizamos: relatos de tutoria, autoavaliações, etc., pois todas essas ferramentas se complementam e formam, juntas, a avaliação que realizamos na Wish.

On going (revisões, correções, observações)

Para que esses instrumentos tomem forma, os educadores estão observando os estudantes a todo momento, em suas interações durante os projetos, durante as refeições, durante os momentos livres.

As atividades produzidas, as correções e o envolvimento de cada criança com esses momentos também são fonte de informações que os educadores levam para a reunião de tutoria para discutir e refletir com as crianças.

É importante mencionar que esses dispositivos e formatos são adaptados de acordo com cada faixa etária. Portfólios e Tutorias acontecem desde as turmas de Toddler (2 e 3 anos) até o Ensino Médio, com dinâmicas adaptadas de acordo com cada turma. Porém, o processo contínuo de reflexão está presente em todos os momentos.

Quais são os objetivos da avaliação formativa?

O objetivo real de uma avaliação (e que é praticamente oposto ao que estamos habituados a testemunhar nas escolas) é dar ao estudante uma fotografia do momento presente, oferecer para ele um espelho, uma possibilidade de se olhar, de se perceber nas suas fraquezas e potências e de ajustar a rota na direção do que melhor vai ajudá-lo a se desenvolver.

Vista dessa maneira, a avaliação tem como principal intencionalidade a qualificação. A avaliação que vemos praticada na maioria das escolas e a qual fomos expostos em nosso percurso como estudantes apenas se presta a excluir aqueles que não se enquadram em uma determinada norma.

Avaliar a partir do olhar de qualificação de um processo vivenciado permite que tanto os estudantes quanto os educadores ganhem a capacidade de intervir e se adaptar. Assim, a avaliação orienta e não rotula.

Considerando as questões que propusemos acima, vamos transpor essas ideias para uma situação bastante prática. Imagine que você acabou de lavar a louça e alguém vem "avaliar" seu trabalho. Quais seriam os possíveis cenários?

  • Alguém chega depois que você terminou e diz: não está bom. Você não sabe lavar louça. Isso te ajuda na próxima vez que você for lavar louça? Isso ajuda essa louça a terminar mais bem lavada?

  • Alguém te acompanha durante o processo e, de vez em quando, faz uma observação: se você lavar a bucha, a gordura sai mais fácil. Veja como o copo virado para baixo seca melhor. E assim, você segue, ajustando sua forma de lavar a louça. Você acha que terminará essa louça com mais ou menos habilidade para lavar uma próxima? Você acha que essa louça terá uma qualidade melhor ou pior que a do exemplo anterior?

Por fim, gostaríamos de reafirmar que, aqui na Wish, mantemos nosso compromisso com a inovação, com a busca de novas e melhores teorias e práticas que possam auxiliar nossas crianças na construção de uma vida melhor e mais cheia de significado.

Sabemos que essa forma de enxergar a avaliação é muito diferente daquela que nós adultos vivenciamos na escola. Por isso, se tiver dúvidas ou até mesmo curiosidade de saber mais, estamos por aqui!


46 visualizações0 comentário
bottom of page