top of page

O que significa dar autonomia para os estudantes?

Autonomia é um dos valores centrais da Wish.

Está presente em tudo o que acontece na escola. Desde as pequeninas ações, até propostas focadas especificamente em promover essa habilidade.

Mas autonomia pode significar muitas coisas. É um termo muito amplo, não é mesmo?

Então, queria dar alguns exemplos da dimensão da autonomia que praticamos na Wish, mostrando como esse valor está por trás de cada coisa que acontece na escola.

Acreditar na capacidade dos estudantes (desde bem pequenos)

Autonomia tem a ver com acreditar na capacidade dos estudantes (desde bem pequenos) de realizar uma tarefa, de se comunicar, de fazer escolhas e de se responsabilizar sobre elas.

Pequenas ações que demonstram isso:

  • incentivar e possibilitar às crianças bem pequenas (2 e 3 anos) que calcem o próprio sapato ou coloquem a própria blusa sozinhos;

  • utilizar pratos de vidro nas refeições desde a turma do Toddler - as educadoras mostram para as crianças a responsabilidade que é utilizar um prato de vidro, explicam como utilizá-lo e as possíveis consequências. As crianças entendem a responsabilidade que tem, percebem a necessidade de cuidar desse objeto de uma maneira diferente;

  • os estudantes podem sair da "sala" a qualquer momento, contanto que sejam respeitosos com o professor e os colegas e não atrapalhem a proposta que está acontecendo - e eles podem circular livremente pela escola!

Possibilidade de escolha

Na Wish, os estudantes podem realizar suas próprias escolhas em diversos âmbitos. Um exemplo disso é a maneira como a rotina da semana ou do dia é organizada. Ela é definida em conjunto entre estudantes e educadores. Conforme as crianças crescem, ganham mais responsabilidade e autonomia sobre a sua rotina na escola. Durante o dia, por exemplo, podem ter momentos em que os professores definem o que vai acontecer (uma proposta sobre o projeto, ou uma discussão sobre matemática, entre muitas outras possibilidades). Alguns outros espaços da rotina ficam em aberto para que o estudante decida se quer fazer uma leitura, ou trabalhar no seu projeto pessoal, se quer passar por uma estação de matemática ou fazer um encontro de projeto, etc.


E você? Como vê a educação de seu filho? Em quais momentos ele tem tido a oportunidade de exercitar esse "músculo" da autonomia?

Se quiser ver mais exemplos de autonomia na prática, escreva pra gente.

56 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page