top of page

Ensino Médio e o temido vestibular: uma história de transformação

A inevitável questão sobre o vestibular surge desde que os estudantes são bem pequenos. Essa é uma preocupação presente para diversas famílias. Como uma escola tão inovadora pode preparar os estudantes para uma etapa tão tradicional da formação?

A resposta toma diversas direções:

  • O próprio vestibular já é bastante diferente daquele experienciado pelos pais desses estudantes;

  • As universidades também transformaram os seus processos seletivos e passaram a utilizar estratégias qualitativas para selecionar o perfil de aluno desejado, tirando a centralidade da prova tradicional do vestibular no processo seletivo;

  • Os conhecimentos e as habilidades desenvolvidas através de uma educação inovadora, como a educação holística, proporcionam ao estudante uma preparação para a vida como um todo. Tornando-os autônomos e conscientes dos passos que precisam percorrer para chegar aos seus objetivos.

Sophia, formada no terceiro ano do Ensino Médio da Wish em 2022, foi aprovada no curso de Comunicação e Publicidade da ESPM.

Nesse texto, Bia - coordenadora do EM - conta um pouco sobre a personalização do processo no percurso da Sophia, evidenciando o diferencial de uma formação holística.

Estudantes do Ensino Médio realizando parte do seu projeto em um estúdio de filmagem.

Um exemplo de personalização no Ensino Médio

Sophia chegou na Wish no meio da pandemia, durante a qual havia enfrentado dificuldades nos seus estudos, e em um momento em que todos (escolas, professores, estudantes e famílias) estavam se reinventando e se adaptando àquela nova realidade.

Chegou tímida, preocupada, e foi se entendendo e se maravilhando aos poucos com a nova escola e a educação holística. As habilidades comunicativas já estavam ali como uma forte característica dela.

Ao longo desses anos, fomos desenvolvendo juntos (corpo docente, direção, estudantes e famílias) o nosso tão esperado Ensino Médio, que conta com diversos recursos desenvolvidos para proporcionar ao estudante uma formação que o prepare para sua próxima etapa da vida.

Um dos recursos é o chamado Projeto de Vida. Em um grupo multietário, tivemos vários momentos de Projeto de Vida, em que os educadores provocaram os estudantes a olharem para dentro de si e para o mundo, identificarem suas potencialidades, refletirem e fazerem planos genuínos para o futuro, planejando e replanejando, explorando as mais diversas possibilidades.

Neste percurso, Sophia passou por algumas possibilidades: cursar pedagogia, ser au pair no exterior, fazer faculdade de comunicação.

Essa última passou a despertar mais e mais seu interesse, e nós, na nossa missão de educadores, passamos a ajudá-la nessa exploração.

Outro recurso utilizado durante o Ensino Médio são os Itinerários Formativos. Sophia percorreu um Itinerário Formativo sobre o tema "comunicação":

  • entrevistou uma profissional da área;

  • fez um Projeto com as colegas voltado à Comunicação Visual;

  • foi a líder dos Comunicadores na Mostra de Artes da escola.

Além disso, também visitamos uma das instituições de São Paulo mais renomadas em Comunicação: a ESPM.

Estudantes do Ensino Médio visitam a ESPM.

Ela ficou encantada com a possibilidade de estudar lá e, nos encontros de tutoria, decidiu que este seria seu objetivo.

Muitas inseguranças surgiram no meio do caminho, misturadas às emoções de estar encerrando todo um ciclo escolar e deixando para trás aquela rotina e espaço conhecidos, que Sophia tanto se apoiou ao longo desses anos.

Juntos, nos preparamos para o processo seletivo da universidade, que foi, inclusive, bastante inovador.

A primeira fase consistiu em uma entrevista online da estudante com um professor do curso, sobre um tema que já nos é muito conhecido e caro: Lifelong Learning (aprendizado ao longo da vida).

Sophia se preparou com as referências oferecidas pela instituição e também se nutriu do repertório que já lhe oferecíamos na Wish, todos os dias, para realizar a entrevista.

Vale dizer que todas as referências fornecidas corroboravam fortemente com o que acreditamos e fazemos na prática da Wish diariamente.

A segunda fase consistiu em uma prova de múltipla escolha, algo que ela pode também exercitar em um itinerário formativo personalizado, junto de uma redação, tema amplamente trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa com a turma de Ensino Médio.

Em janeiro, tivemos a honra de compartilhar da alegria e emoção da Sophia ao ver seu sonho se realizando: ela foi aprovada no curso de Publicidade e Propaganda na ESPM!

Estamos todos muito orgulhosos, e não podíamos deixar de contar essa história para todos.

Parabéns, Sophia!



92 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page