top of page

Ensino Médio

high

school

mapa-bolinhas-wish-azul.png

Estudantes no centro da vida escolar,

com estímulo à autonomia, ao protagonismo e à responsabilidade dos jovens em relação a suas escolhas presentes e futuras.

Formação dos estudantes para resolver demandas complexas do cotidiano, exercer a cidadania, continuar os estudos e/ou atuar no mundo do trabalho.

Promoção do desenvolvimento integral, contemplando o projeto de vida e aspectos físicos, intelectuais, culturais, sociais e emocionais dos estudantes.

A história do José:

Para refletir:

José é um aluno exemplar que sempre tira boas notas.

Passou em 1º lugar no vestibular.

???

Quando se formou, José foi trabalhar em uma grande empresa e apesar dele ter um currículo invejável e um histórico escolar cheio de 10, José não conseguia resolver os problemas novos que surgiam...

!!!

E sabe por quê?

​Porque ele sempre acreditou que só existia uma resposta certa para tudo mas não é isso o que o mundo precisa. E as notas 10 do José já não impressionam mais...

...

O mundo precisa de pessoas criativas e isso não cabe em uma prova valendo 10...

Conheça a Wish pelo olhar dos estudantes e educadores:

O que é o novo Ensino Médio?

Recentemente, o MEC aprovou a lei do Novo Ensino Médio, que prevê uma alteração significativa na organização deste ciclo

de ensino. Veja abaixo mais detalhes sobre essa proposta, que já é aplicada na Wish desde a educação infantil.

COMUM A TODOS OS ESTUDANTES

(BNCC)

FLEXÍVEL PARA ESCOLHA

DE CADA ESTUDANTE

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA

competências e habilidades previstas na BNCC para as Áreas do Conhecimento

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

aprofundamento em uma ou mais Áreas do Conhecimento e/ou Formação Técnica e  Profissional, conforme interesse do estudante e capacidade de oferta de redes/escola

PROJETO DE VIDA

capacidade do estudante de definir objetivos para sua vida pessoal, acadêmica, profissional

e cidadã

UNIDADES ELETIVAS
(oferta opcional)

ampliação de conhecimentos em áreas de interesse dos estudantes ou de relevância

para a realidade local

Formação Geral Básica

competencias_bncc_wish_school.jpg

Percurso básico que todos os estudantes terão que percorrer. Inclui as áreas de conhecimento mais reconhecidamente escolares do currículo prescritivo.

Itinerários Formativos

A ideia dos itinerários formativos é possibilitar personalização e flexibilização curricular.

 

Na Wish, fazemos essa personalização desde a educação infantil no que chamamos de currículo subjetivo.

Assim, ao chegar no Ensino Médio, os estudantes já praticaram ativamente esse autoconhecimento e estão aptos a escolher os caminhos que querem trilhar.

Enquanto a formação geral básica é prescritiva e tem que ser percorrida por todos esses estudantes, os itinerários formativos são o espaço garantido para a flexibilidade e a personalização com base nos interesses de cada estudante.

Eixos_estruturantes_ensino_medio_wish_school.jpg

Projeto de Vida

Com o objetivo de olhar para os estudantes de maneira holística, surge a disciplina "Projeto de Vida" para proporcionar um olhar para si mesmo, um espaço pensado e preparado para que os estudantes possam pensar seu futuro, testar hipóteses, ajustar rotas.

Dispositivos - Como fica a rotina?

Veja na tabela abaixo um exemplo da rotina do Ensino Médio. Clique no ícone  >  para saber mais.

ACOLHIMENTO momento de chegada na escola - tempo para que eles possam se preparar para começar o dia.

ACOLHIMENTO momento de chegada na escola - tempo para que eles possam se preparar para começar o dia.

ACOLHIMENTO momento de chegada na escola - tempo para que eles possam se preparar para começar o dia.

ACOLHIMENTO momento de chegada na escola - tempo para que eles possam se preparar para começar o dia.

ACOLHIMENTO momento de chegada na escola - tempo para que eles possam se preparar para começar o dia.

MORNING MEETING/PAP momento em que os grupos se reúnem para decidir questões importantes de convivência e rotina. Aqui os estudantes têm ajuda dos tutores para organizarem a parte individual da sua rotina.

G.T. Atualidades / Ciências humanas e sociais: grupos de trabalho ao redor das áreas de conhecimento: língua portuguesa, linguagens artísticas, English workshops, Atualidades, Ciências Humanas e sociais, Ciências da Natureza, Math, Leitura, Socioemocional, PE

P.E.1 / TO DOs / English Club A educação física (P.E.) é dividida em 3 grupos pensados para proporcionar diferentes níveis de propostas num contínuo de colaboração à competição. Horário para escolha entre 3 propostas.

TO DOs momentos em que os estudantes se organizam de maneira autônoma para realizar tarefas e pendências.

PROJECT Momento da rotina focado no desenvolvimento dos projetos escolhidos pelos estudantes. Aqui prevalece a transdisciplinaridade e o caminhar lado a lado de demandas curriculares e interesses dos estudantes.

G.T. - MATH grupos de trabalho ao redor das áreas de conhecimento: língua portuguesa, linguagens artísticas, English workshops, Atualidades, Ciências Humanas e sociais, Ciências da Natureza, Math, Leitura, Socioemocional, PE

G.T. Atualidades / Ciências humanas e sociais: grupos de trabalho ao redor das áreas de conhecimento: língua portuguesa, linguagens artísticas, English workshops, Atualidades, Ciências Humanas e sociais, Ciências da Natureza, Math, Leitura, Socioemocional, PE

G.T. LEITURAS grupos de trabalho ao redor das áreas de conhecimento: língua portuguesa, linguagens artísticas, English workshops, Atualidades, Ciências Humanas e sociais, Ciências da Natureza, Math, Leitura, Socioemocional, PE

TUTORIAS reunião individual entre o estudante o seu tutor. Essa reunião acontece periodicamente e é fundamental para o processo avaliativo na escola.

G.T. LEITURAS grupos de trabalho ao redor das áreas de conhecimento: língua portuguesa, linguagens artísticas, English workshops, Atualidades, Ciências Humanas e sociais, Ciências da Natureza, Math, Leitura, Socioemocional, PE

ITINERÁRIOS FORMATIVOS Propostas que visam possibilitar a personalização e flexibilização curricular. Para cada interesse, um caminho.

TO DOs momentos em que os estudantes se organizam de maneira autônoma para realizar tarefas e pendências.

PROJECT Momento da rotina focado no desenvolvimento dos projetos escolhidos pelos estudantes. Aqui prevalece a transdisciplinaridade e o caminhar lado a lado de demandas curriculares e interesses dos estudantes.

G.T. CIÊNCIAS DA NATUREZA grupos de trabalho ao redor das áreas de conhecimento: língua portuguesa, linguagens artísticas, English workshops, Atualidades, Ciências Humanas e sociais, Ciências da Natureza, Math, Leitura, Socioemocional, PE

G.T. - MATH grupos de trabalho ao redor das áreas de conhecimento: língua portuguesa, linguagens artísticas, English workshops, Atualidades, Ciências Humanas e sociais, Ciências da Natureza, Math, Leitura, Socioemocional, PE

G.T. Atualidades / Ciências humanas e sociais: grupos de trabalho ao redor das áreas de conhecimento: língua portuguesa, linguagens artísticas, English workshops, Atualidades, Ciências Humanas e sociais, Ciências da Natureza, Math, Leitura, Socioemocional, PE

P.E.3 / TO DOs / English Club A educação física (P.E.) é dividida em 3 grupos pensados para proporcionar diferentes níveis de propostas num contínuo de colaboração à competição. Horário para escolha entre 3 propostas.

G.T. LÍNGUA PORTUGUESA grupos de trabalho ao redor das áreas de conhecimento: língua portuguesa, linguagens artísticas, English workshops, Atualidades, Ciências Humanas e sociais, Ciências da Natureza, Math, Leitura, Socioemocional, PE

G.T. ENGLISH WORKSHOP grupos de trabalho ao redor das áreas de conhecimento: língua portuguesa, linguagens artísticas, English workshops, Atualidades, Ciências Humanas e sociais, Ciências da Natureza, Math, Leitura, Socioemocional, PE

PROJETO DE VIDA Momento pensado para proporcionar um olhar para si mesmo, para que os estudantes possam pensar seu futuro, testar hipóteses, ajustar rotas.

G.T. CIÊNCIAS DA NATUREZA grupos de trabalho ao redor das áreas de conhecimento: língua portuguesa, linguagens artísticas, English workshops, Atualidades, Ciências Humanas e sociais, Ciências da Natureza, Math, Leitura, Socioemocional, PE

BREAK Momento dedicado ao espírito e ao corpo: os estudantes tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

BREAK Momento dedicado ao espírito e ao corpo: os estudantes tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

BREAK Momento dedicado ao espírito e ao corpo: os estudantes tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

BREAK Momento dedicado ao espírito e ao corpo: os estudantes tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

BREAK Momento dedicado ao espírito e ao corpo: os estudantes tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.

G.T. SOCIOEMOCIONAL O olhar para as competências socioemocionais permeia toda a rotina mas nesse momento os estudantes tem a oportunidade de nomear e compartilhar os seus sentimentos, aprofundando este trabalho de maneira mais focada.

P.E.2 / TO DOs / English Club A educação física (P.E.) é dividida em 3 grupos pensados para proporcionar diferentes níveis de propostas num contínuo de colaboração à competição. Horário para escolha entre 3 propostas.

G.T. LINGUAGENS ARTÍSTICAS grupos de trabalho ao redor das áreas de conhecimento: língua portuguesa, linguagens artísticas, English workshops, Atualidades, Ciências Humanas e sociais, Ciências da Natureza, Math, Leitura, Socioemocional, PE

ITINERÁRIOS FORMATIVOS Propostas que visam possibilitar a personalização e flexibilização curricular. Para cada interesse, um caminho.

CHECK-IN & RETOMADA finalização da semana, retomada dos combinados, dos conteúdos, das propostas, das pendências. Um verdadeiro balanço da semana que passou.

CLEAN UP Organização final do dia e saída

CLEAN UP Organização final do dia e saída

CLEAN UP Organização final do dia e saída

CLEAN UP Organização final do dia e saída

CHECK-IN & RETOMADA finalização da semana, retomada dos combinados, dos conteúdos, das propostas, das pendências. Um verdadeiro balanço da semana que passou.

Este é apenas um modelo de rotina. Todos os horários são extremamente flexíveis e estão sujeitos a alteração conforme a necessidade do grupo e/ou do momento.

E o vestibular?

A partir do desenvolvimento do Itinerário Formativo e do Projeto de Vida, cada estudante passa a determinar o caminho que quer percorrer após a finalização do Ensino Médio.

Assim, para aqueles que escolhem seguir o caminho da universidade, a sua rotina passa a incluir as atividades necessárias para que eles possam seguir este caminho com sucesso.

Visitas às universidades, simulados para o ENEM e outras provas, plantão com especialistas para tirar dúvidas são algumas das propostas que estão presentes nessa preparação.

-

Clique no balão e fale direto pelo nosso WhatsApp :)

whatsapp-icon_edited.png
bottom of page