Ensino Médio
high
school

Estudantes no centro da vida escolar,
com estímulo à autonomia, ao protagonismo e à responsabilidade dos jovens em relação a suas escolhas presentes e futuras.
Formação dos estudantes para resolver demandas complexas do cotidiano, exercer a cidadania, continuar os estudos e/ou atuar no mundo do trabalho.
Promoção do desenvolvimento integral, contemplando o projeto de vida e aspectos físicos, intelectuais, culturais, sociais e emocionais dos estudantes.
A história do José:
Para refletir:
José é um aluno exemplar que sempre tira boas notas.
Passou em 1º lugar no vestibular.
???
Quando se formou, José foi trabalhar em uma grande empresa e apesar dele ter um currículo invejável e um histórico escolar cheio de 10, José não conseguia resolver os problemas novos que surgiam...
!!!
E sabe por quê?
Porque ele sempre acreditou que só existia uma resposta certa para tudo mas não é isso o que o mundo precisa. E as notas 10 do José já não impressionam mais...
...
O mundo precisa de pessoas criativas e isso não cabe em uma prova valendo 10...
Conheça a Wish pelo olhar dos estudantes e educadores:
O que é o novo Ensino Médio?
Recentemente, o MEC aprovou a lei do Novo Ensino Médio, que prevê uma alteração significativa na organização deste ciclo
de ensino. Veja abaixo mais detalhes sobre essa proposta, que já é aplicada na Wish desde a educação infantil.
COMUM A TODOS OS ESTUDANTES
(BNCC)
FLEXÍVEL PARA ESCOLHA
DE CADA ESTUDANTE
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
competências e habilidades previstas na BNCC para as Áreas do Conhecimento
ITINERÁRIOS FORMATIVOS
aprofundamento em uma ou mais Áreas do Conhecimento e/ou Formação Técnica e Profissional, conforme interesse do estudante e capacidade de oferta de redes/escola
PROJETO DE VIDA
capacidade do estudante de definir objetivos para sua vida pessoal, acadêmica, profissional
e cidadã
UNIDADES ELETIVAS
(oferta opcional)
ampliação de conhecimentos em áreas de interesse dos estudantes ou de relevância
para a realidade local
Formação Geral Básica

Percurso básico que todos os estudantes terão que percorrer. Inclui as áreas de conhecimento mais reconhecidamente escolares do currículo prescritivo.
Itinerários Formativos
A ideia dos itinerários formativos é possibilitar personalização e flexibilização curricular.
Na Wish, fazemos essa personalização desde a educação infantil no que chamamos de currículo subjetivo.
Assim, ao chegar no Ensino Médio, os estudantes já praticaram ativamente esse autoconhecimento e estão aptos a escolher os caminhos que querem trilhar.
Enquanto a formação geral básica é prescritiva e tem que ser percorrida por todos esses estudantes, os itinerários formativos são o espaço garantido para a flexibilidade e a personalização com base nos interesses de cada estudante.

Projeto de Vida
Com o objetivo de olhar para os estudantes de maneira holística, surge a disciplina "Projeto de Vida" para proporcionar um olhar para si mesmo, um espaço pensado e preparado para que os estudantes possam pensar seu futuro, testar hipóteses, ajustar rotas.




Dispositivos - Como fica a rotina?
Saiba mais detalhes sobre a nossa rotina:
Acolhimento: Momento de chegada na escola - tempo para que eles possam se preparar para começar o dia.
Morning meeting - PAP: Momento em que os grupos se reúnem para decidir questões importantes de convivência e rotina. Aqui os estudantes têm ajuda dos tutores para organizarem a parte individual da sua rotina.
G.T. - Grupos de trabalho: Grupos de trabalho ao redor das áreas de conhecimento: língua portuguesa, linguagens artísticas, English workshops, Atualidades, Ciências Humanas e sociais, Ciências da Natureza, Math, Leitura, Socioemocional, PE.
Itinerários formativos: Propostas que visam possibilitar a personalização e flexibilização curricular. Para cada interesse, um caminho.
P.E.3 / TO DOs / English Club: A educação física (P.E.) é dividida em 3 grupos pensados para proporcionar diferentes níveis de propostas num contínuo de colaboração à competição. Horário para escolha entre 3 propostas.
Break: Momento dedicado ao espírito e ao corpo: os estudantes tem a oportunidade de descansar, meditar, aproveitar o ócio.
Socioemocional: O olhar para as competências socioemocionais permeia toda a rotina mas nesse momento os estudantes tem a oportunidade de nomear e compartilhar os seus sentimentos, aprofundando este trabalho de maneira mais focada.
Projeto de vida: Momento pensado para proporcionar um olhar para si mesmo, para que os estudantes possam pensar seu futuro, testar hipóteses, ajustar rotas.
To DOs: Momentos em que os estudantes se organizam de maneira autônoma para realizar tarefas e pendências.
Project: Momento da rotina focado no desenvolvimento dos projetos escolhidos pelos estudantes. Aqui prevalece a transdisciplinaridade e o caminhar lado a lado de demandas curriculares e interesses dos estudantes.
Tutoria: Reunião individual entre o estudante o seu tutor. Essa reunião acontece periodicamente e é fundamental para o processo avaliativo na escola.
Checkin & Retomada: Finalização da semana, retomada dos combinados, dos conteúdos, das propostas, das pendências. Um verdadeiro balanço da semana que passou.
Clean up: Organização final do dia e saída
E o vestibular?
A partir do desenvolvimento do Itinerário Formativo e do Projeto de Vida, cada estudante passa a determinar o caminho que quer percorrer após a finalização do Ensino Médio.
Assim, para aqueles que escolhem seguir o caminho da universidade, a sua rotina passa a incluir as atividades necessárias para que eles possam seguir este caminho com sucesso.
Visitas às universidades, simulados para o ENEM e outras provas, plantão com especialistas para tirar dúvidas são algumas das propostas que estão presentes nessa preparação.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Clique no balão e fale direto pelo nosso WhatsApp :)
-