top of page

Corpo

InCORPOrar um conhecimento. Perceber na pele, no movimento, os aprendizados que estão ocorrendo, ter as sensações ligadas à aproximação dos diversos saberes. 

Por anos, o corpo ficou afastado da educação. Como diz Ken Robinson no seu famoso TED Talk

"Conforme as crianças crescem vamos educando-as, cada vez mais, do peito pra cima, até que focamos somente na cabeça e levemente para um lado (...); professores normalmente moram em suas cabeças. (...) Eles olham para seus corpos como um "meio" de transportar suas cabeças, uma maneira de levar suas cabeças às reuniões."

Na Wish, o corpo é um dos eixos que compõem os projetos e é tão importante quanto qualquer outro. Ele está presente o tempo inteiro no dia -a -dia da escola. 

Aqui, oferecemos aos aos estudantes a possibilidade de ir, vir, explorar, sentar, deitar, correr. E a arquitetura da escola serve como suporte para promover essas e muitas outras interações.

O corpo é vivenciado, para além do movimento, como lugar de sustentação, como base para que o restante da vida permaneça em equilíbrio.

Os estudantes se apropriam dos espaços e criam cantos de descanso, de trabalho, de relaxamento, de compartilhamento. 

Esses espaços falam também sobre como a integração espaço-corpo está conectada à aprendizagem. Afinal de contas, aprendemos através daquilo que experienciamos, que vivemos.

educacao_holistica_metodologia_eixos_espirito_wish_school.jpeg
educacao_holistica_metodologia_eixos_corpo_wish_school.jpeg
mapa-bolinhas-wish-azul.png
bottom of page