top of page

Criatividade, resiliência e empatia

Compreender como viver e operar em meio a um cenário de incertezas será um dos maiores aprendizados dessa pandemia. Informações mudam dia-a-dia e a nossa ilusão da estreita relação entre causa e efeito é derrubada a cada nova descoberta. O mundo é complexo e sistêmico, funciona de forma interdependente e relações e soluções simplistas e reducionistas já não darão conta de nos ajudar a entender e navegar essa realidade.


Criatividade, resiliência e empatia serão chave para superarmos paralisia e medo. É sobre essas características que venho falar hoje. Testar, errar, aprender, fazer ajustes, melhorias, se reinventar... A criatividade de formatos de organização e adaptação que temos visto é impressionante. A resiliência frente às dificuldades e desafios que surgem é imensa. A empatia entre todos, com seus enganos, suas tentativas não exitosas, suas dificuldades é o que tem saltado aos olhos em iniciativas que abundam por aí e o que tem caracterizado a nossa comunidade Wish como uma verdadeira comunidade - pessoas que se ajudam e se dão suporte, compreendem e caminham juntas!!


Nesse cenário onde luzes brotam da escuridão, queremos convidá-los a agradecer e celebrar!!! Que todos os envolvidos com educação - professores, equipe de apoio, equipe técnica, famílias, crianças, a escola como instituição agregadora - todos se sintam orgulhosos e merecedores dessa celebração!! Num cenário onde tudo é incerto, garantir um momento para celebrar, para vislumbrar possíveis "silver linings" pode ser decisivo para garantir nossa sanidade e esperança para que um futuro melhor se apresente.


Gostaríamos de oferecer dois presentes:

1. vídeo do nosso parceiro LIV com o psicanalista Christian Dunker falando das relações familiares no isolamento: youtube.com/watch…

2. uma coletânea de alguns momentos tão ricos da comunidade Wish que surgiram nesse distanciamento


23 visualizações0 comentário
bottom of page