top of page

Não é mais um texto sobre o coronavírus e como lidar com essa situação

Estou lendo um livro que se chama "A Little History of the World", de E.H. Gombrich. E não é que estou lendo porque agora estou sem poder sair de casa e essa foi uma das milhares de sugestões entre milhares de lives. Eu sempre li. Às vezes dois ou três livros ao mesmo tempo, mas agora tenho me dedicado a só um por vez. Achei que seria um livro propício para o momento.


Comprei esse livro há uns dois anos quando estava explorando uma livraria. Comprei por conta do autor. E.H. Gombrich escreveu o livro "A História da Arte". Li alguns trechos para algumas pesquisas e me impressionei com a escrita simples e clara dele. Esses livros teóricos acabam sendo muito chatos às vezes, mas o Gombrich não. O livro da história da arte é gigante, mas gostoso de ler. Então, quando descobri esse outro, comprei.


Tem também em português :)


"A little history of the world" é exatamente isso, a história da humanidade contada em menos de 300 páginas. Quando comecei a ler o prefácio, descobri que o Gombrich escreveu esse livro para crianças e me surpreendi por nunca ter ouvido falar dele. Novamente a linguagem clara e simples são um atrativo, mas a maneira como ele conversa com o leitor te fazem se sentir ainda mais parte do livro. Ele faz uma retomada de todos os grandes fatos históricos desde a Pré-História até a queda do muro de Berlim. Claro que não tem um grande aprofundamento sobre cada um deles, mas o que tenho gostado é de poder retomar esse panorama da evolução (será?) humana. Acho muito surpreendente pensar que há 5 mi anos (5 MIL ANOS!!!) já existiam sociedades super complexas e organizadas. O período da Grécia Antiga, séc V antes de Cristo, com a filosofia, as artes e a democracia estabelecidas (claro, é preciso lembrar que, na verdade, muito poucos tinham acesso a isso, mas as ideias já estavam lá!).


Enfim, me perco nesses pensamentos enquanto leio o livro, mas esse é um dos motivos que tem me atraído para ele. Fica a recomendação. Me parece ser um bom livro para ler para as crianças, talvez antes de dormir. Afinal, todas as histórias estão de alguma maneira relacionadas com a nossa história, não é mesmo?


Marina Gadioli

Sócia-diretora, multi-tarefas e correspondente internacional


102 visualizações0 comentário
bottom of page