Numa era em que a demanda por um modelo educacional centrado no estudante é cada vez maior, um dos grandes obstáculos para transformar aprendizes em protagonistas das suas trajetórias de aprendizado é a falta de apropriação em relação ao que aprendem, à forma como aprendem e de como atingem seus objetivos.
Na Wish, honrar essa posição do estudante como protagonista do seu percurso é uma de nossas principais missões.
As Student-led Conferences (conferências entre estudantes e seus responsáveis) são encontros em que os próprios estudantes relatam suas experiências de aprendizado para suas famílias. Esses encontros fecham um ciclo de uma lógica de projeto pedagógico em que a educação é feita PELO estudante e não PARA o estudante.
Quando um estudante assume a responsabilidade de:
falar sobre o que ele está explorando;
descrever as competências e habilidades que estão sendo desenvolvidas na escola;
explicar seus objetivos e reconhecer os desafios que precisa enfrentar para atingi-los;
Ele precisa traçar metas e entender sua trajetória acadêmica com profundidade.
Ao liderar as conferências com seus familiares, o estudante assume uma postura ativa frente ao seu processo de aprendizagem e sente-se genuinamente responsável por suas escolhas e pelo desfecho de suas conquistas acadêmicas.
Dentre inúmeras evidências em favor deste formato de conferências destacam-se:
o protagonismo;
o engajamento;
a motivação dos alunos em relação ao seu processo de aprendizagem.
Veja mais detalhes no slideshow abaixo (clique nas setas para passar).
Quer saber mais sobre como a avaliação acontece na educação holística? Acesse aqui.
コメント