top of page

Equipe Wish no Seminário Mentalidades Matemáticas

  • Wish News
  • 10 de set.
  • 2 min de leitura

Nos dias 8 e 9 de agosto, nossa equipe participou do 6º Seminário Mentalidades Matemáticas, realizado em São Paulo, ao lado de educadores de todo o Brasil e das pesquisadoras Jo Boaler e Cathy Williams, da Universidade de Stanford. Foram dois dias intensos de trocas, vivências práticas e reflexões profundas sobre o ensino da matemática.

A proposta das Mentalidades Matemáticas nasceu das pesquisas de Jo Boaler e hoje é referência internacional. Ela parte da ideia de que todo estudante é capaz de aprender matemática em altos níveis e que o erro deve ser entendido como parte do processo. A colaboração, o uso de múltiplas representações e a valorização das diferentes formas de pensar são princípios que tornam a matemática mais aberta, criativa e humana.

No seminário, os participantes experimentaram na prática essa abordagem, vivenciando atividades que valorizam o raciocínio coletivo, a confiança no próprio potencial e a alegria de aprender. Foi também um espaço para discutir os desafios atuais da educação matemática no Brasil, marcado pela presença do Instituto Sidarta, responsável por trazer a abordagem para o país em 2019.

Para nós, da Wish, a experiência foi inspiradora. Seguimos aprendendo, repensando e reconstruindo nossas práticas. Acreditamos que ensinar matemática é, também, uma forma de cuidar: do olhar atento ao estudante, do respeito ao ritmo de cada um, da construção de um ambiente em que todos se sintam capazes.

Sobre Jo BoalerProfessora de Educação Matemática em Stanford, cofundadora e diretora acadêmica do centro de pesquisas Youcubed, Jo Boaler é uma das principais vozes na transformação do ensino da matemática no mundo. Autora de 14 livros e palestrante em TED Talks que já alcançaram milhões de pessoas, Boaler defende uma matemática que fortalece a autoconfiança e reconhece o potencial de cada estudante.

Ao trazer essa visão para o Brasil, ela e sua equipe reforçam um chamado: precisamos transformar o modo como a matemática é ensinada, para que deixe de ser motivo de medo e passe a ser oportunidade de descoberta.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page