“(vi)ver a cidade” ou “A cidade é nossa.”
- Wish News
- 10 de set.
- 1 min de leitura
As crianças dos 3º e 4º anos participaram de uma saída pedagógica ao centro histórico de São Paulo, parte do projeto Cultura Nossa Casa, que investiga as culturas que formam nossas famílias, nosso bairro, nossa cidade e o mundo.
De metrô, chegaram ao coração da capital para caminhar com o guia turístico Alex e aprender com os pés, com os olhos e com as histórias que cada rua conta. Foi aula de história, geografia, artes, português e muito mais — tudo junto, em diálogo direto com a cidade.
No percurso, visitaram marcos como a Praça da Sé e o Marco Zero, a Catedral da Sé, o Pátio do Colégio, a Prefeitura de São Paulo, o Solar da Marquesa de Santos, o Largo do Café, além de ícones como o Edifício Martinelli e o Banespa. Observaram monumentos, entraram na Bolsa de Valores, leram mapas antigos na prefeitura e até discutiram sobre a evolução da língua portuguesa a partir da escrita encontrada nos documentos.
As reflexões também alcançaram temas mais profundos, como a história da escravidão na cidade. Ao passar pela Rua 15 de Novembro, as crianças ouviram sobre como a elite e os escravizados ocupavam espaços distintos, e visitaram o Monumento a Zumbi dos Palmares, resgatando memórias de luta e resistência.
Cada parada se transformou em sala de aula viva. A cidade foi observada como um grande livro aberto, em que se pode aprender sobre o passado e também refletir sobre o presente. Mais do que um passeio, foi uma experiência de pertencimento e de descoberta: compreender a história de São Paulo é também compreender a nós mesmos.

.png)



Comentários