Olhar para o que abunda

"People flourish when the culture is right. Great teachers, great principals, great schools systems understand that you don't make a successful education system based on driving people through pointless systems of tests and output and data driven hurdles; that the way you get people to flourish is by recognizing their individuality, the great diversity and depth of people's talents, of children of every age, all full of boundless possibilities." 

Ken Robinson - trecho retirado do vídeo: youtu.be/QU4Q17t4muY

Educação se faz na individualidade e na diversidade. É considerando as necessidades e os talentos dos indivíduos e fomentando o respeito às diferenças entre eles que vamos fortalecendo mais e mais uma cultura que proporciona, possibilita e potencializa.

Proporciona ao trazer várias linguagens - textos, vídeos, jogos; ao buscar pessoas de ideias, origens e contextos diferentes para dialogar com as crianças; ao ampliar e diversificar repertórios artísticos, de informação e de visões de mundo.

Possibilita ao dar espaço para que as vozes das crianças se façam presentes, para que elas ocupem espaço central nas decisões e encaminhamentos, para que se sintam seguras de arriscar, errar, testar, poder dizer que não sabe, poder pedir ajuda e avançar fazendo crescer o cognitivo e fortalecendo o emocional, sem que um avance em detrimento do outro.

Potencializa ao confiar, ao realmente acreditar que as crianças são capazes e potentes, ao saber que tempo "gasto" em fortalecimento de autoestima, em reflexão, em repetidos "eu confio em você" não é tempo gasto mas investido.

Como fruto dos nossos esforços em proporcionar, possibilitar e potencializar, temos visto histórias lindas de dificuldades e superação, de barreiras e aprendizados. Para cada criança temos buscado o atendimento individual de olho nas necessidades e na potência. Há quem precise de ajuda para se organizar, há quem precise de alguma explicação a mais numa tarefa específica, há ainda quem queria correr e precisa de um direcionamento. Há uma diversidade de potências e é no respeito a essa diversidade que florescemos. Ao parar de avaliar pela falta e olhar para o que abunda em um ser estamos dizendo pra ele direta e indiretamente que ele é incrível e que pode mais!!

Este semestre tivemos uma criança que, se sentindo muito confiante em seu processo de leitura e escrita (e depois de algumas batalhas pessoais nesta área) pediu para a professora abrir um espaço para ler para os colegas (vitória no. 1 - quem de nós tem essa coragem). A professora organiza um meet com essa finalidade e ela faz uma leitura. Arrasa!! (vitória no. 2) Depois de seu feito os colegas a parabenizam e ficam tão tocados que se sentem motivados a realizar leituras. (vitória no. 3) Após solicitações de mais leitores, esses momentos passam a fazer parte da rotina da turma.

Essa história é de uma lindeza ímpar. Vejo um valor tão incrível nela que não posso deixar de imaginar o que seria do mundo se cada pessoa tivesse sua individualidade reconhecida e seus processos validados dessa maneira!!

Seguimos nos maravilhando com o que vemos e acreditando na potência das pessoas!! Convidamos todos a apurar o olhar para a abundância e compartilhar as lindas histórias que surgirão...

#distantbuttogether

Andressa Lutiano


12 visualizações

Rua São Gil, 159 - Tatuapé, São Paulo  |  TEL: (11) 2659-0486        97692-9234

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon