top of page

Os valores da Educação Holística

Nesse momento de incerteza, reforçamos uma coisa que é base para o nosso projeto educacional: acreditamos no erro, no ajuste de rota, como valores fundamentais para uma aprendizagem verdadeira e ao longo da vida.


Nesse sentido, a vida regular na escola presencial (na Wish!) não é diferente do que estamos vendo em casa. O que funciona para um aluno pode não funcionar para outro e mesmo o que funcionava para um aluno quando ele tinha 8 anos pode já não ser efetivo quando ele chega aos 10. A vida é dinâmica e sistêmica e por isso nos mantemos abertos, mutantes.


Temos uma estrutura pensada mas com toda a margem para a adaptação e a personalização. Podemos comparar isso com a ideia de cozinhar. Já temos uma estrutura posta: as panelas e facas que vamos usar, o local, as indicações da receita. Mas é somente quando chegam os ingredientes que podemos saber se o cozimento terá que durar mais ou menos tempo, se o acompanhamento terá dois o três ingredientes diferentes a depender se chegaram maduros e com o tamanho desejado. É nessa complementaridade de estrutura/emergência que operamos. E é justamente essa estrutura que nos permitiu adequar a uma situação tão inesperada tão rapidamente e também essa estrutura que permitirá a nossos alunos lidarem cada vez melhor com esse mundo VUCA que mais e mais será imposto a nós.


Essa semana a equipe, a partir de uma percepção dos retornos dos alunos e das famílias, deu um enfoque maior às questões voltadas aos eixos espírito e relações. O respeito a essa necessidade sentida pelos professores gerou essa alteração de rota que, entendemos, será tão importante para ajudar as crianças a atravessarem essa turbulência. Como numa frase que li essa semana: "Não estamos trabalhando/estudando de casa; estamos presos em casa em meio a uma pandemia e tentado trabalhar/estudar. Há aí uma grande diferença".


Com grande empatia pelas necessidades apresentadas por todos, seguimos.


Andressa Lutiano

PS - esse texto foi escrito antes de termos acesso a esse vídeo, mas achamos tão interessante a conexão que decidimos enviá-los juntos...



37 visualizações0 comentário
bottom of page