top of page

Brinquedos educativos que podem estimular o desenvolvimento infantil

Atualizado: 30 de ago. de 2022

Brinquedos educativos podem ser excelentes aliados no desenvolvimento infantil.

Bons parceiros da imaginação e ludicidade das crianças, eles podem proporcionar excelentes momentos de brincadeira e criatividade.

Nesse texto, falaremos um pouco sobre a qualidade dessa oferta de brinquedos e também sobre as melhores formas de inserir os brinquedos educativos na rotina das crianças.


Por que refletir sobre os brinquedos que oferecemos às crianças?

Ao pensarmos em brinquedos para a infância, a primeira imagem que vem à mente são objetos multicoloridos, frequentemente de plástico, muitas vezes com luzes e sons.

Essas são certamente opções mas, será que são as únicas, ou ainda, as mais adequadas para o tipo de interação com o mundo que queremos fomentar?

Quanto mais aberto a interpretações o brinquedo for, maior a gama de possibilidades que ele vai oferecer para a criança: um bloco de montar pode virar um caminhão, um avião ou até um cavalo.

Brinquedos que "fazem tudo" pela criança deixam pouco espaço para criação e imaginação.


Como a educação holística vê a relação dos briquedos com a qualidade de interação que as crianças podem ter

A educação holística (”holon” = inteiro, integral) é uma abordagem que acredita que todos os aspectos da experiência humana devem ser considerados, não só o intelecto racional, mas também os aspectos físicos, emocionais, sociais, culturais, criativos, intuitivos e espirituais da natureza de cada ser humano.

Nesse contexto os brinquedos podem ter características e finalidades não usuais, mas extremamente importantes para que as crianças possam ter, nesses objetos, um suporte para estabelecer relações saudáveis consigo mesmas, com seus pares e com o mundo.

Traremos aqui alguns exemplos:


Pote da calma

Um pote da calma pode ajudar a criança a se relacionar de maneira lúdica com seus sentimentos.

Uma simples garrafa cheia de água e glitter diverte, entretém e pode, quando a criança estiver precisando, ajudar a acalmar um momento de raiva, frustração ou descontentamento.

Ao observar o glitter baixar, a criança vai respirando e se acalmando.


Fonte: Google


Potes de diferentes formatos e tamanhos, funis, peneiras.

Colocar esse tipo de objeto próximo a recipientes ou locais com água ou areia, por exemplo, pode garantir horas de brincadeiras de encher, esvaziar, trocar de pote, se arriscar com quantidades, "cozinhar", etc, etc, etc.



Fonte: Arquivo Wish School


Elementos da natureza

Elementos da natureza podem ser brinquedos excelentes.

Eles garantem texturas, cheiros e cores que nenhum brinquedo de loja pode oferecer.

Usar elementos naturais para composições estéticas, misturas "culinárias", exploração sensorial, criação de categorias, coleções… As possibilidades são intermináveis.





Fonte: Arquivo Wish School


Objetos do "mundo adulto"

Objetos do "mundo adulto" podem ser excelentes aliados do jogo simbólico. As crianças nos observam o tempo todo e se divertem ao utilizarem os mesmos artefatos que utilizamos: um telefone, um computador, um secador de cabelo que não funcionam mais podem garantir um escritório, uma casinha, um salão de beleza muito mais interessantes do que os "infantis", normalmente de plástico.





Fonte: Arquivo Wish School



Acessórios

Pedaços de pano e acessórios (óculos, chapéus, tiaras, etc) podem transformar uma brincadeira cotidiana numa verdadeira festa. Um pedaço grande de tecido pode fazer um vestido de gala, virar uma capa de super herói e até ser a estrutura de uma cabana. O material é simples e não estruturado de propósito para que a criança possa utilizá-lo do jeito que a imaginação pedir.



Fonte: Arquivo Wish School


Para a educação holística, a importância está muito mais no brincar do que no brinquedo. Assim, a brincadeira tem presença garantida na nossa rotina.

Sabemos que é brincando que a criança apreende o mundo e também se expressa, é um exercício de confiança no outro, na natureza e em si mesmo.

O brinquedo, nessa perspectiva, se apresenta não como protagonista mas como um importante coadjuvante para as ações da criança.


"Confiar no brincar é confiar na alegria, é confiar no encontro. Brincar é estar no mundo e confiar que ele vai dar certo, que tudo pode ser melhor, se estivermos firmes e atentos ao valor da vida.” (Aliança pela infância)


Se você se interessou por saber mais sobre formas alternativas de transformar a educação, venha conhecer mais sobre o nosso Portal. Nele reunimos exemplos, teoria e experiências sobre uma forma diferente de fazer educação.

A ideia é criar uma comunidade de aprendizagem na qual os assinantes possam compartilhar suas ideias, dúvidas e soluções, formando uma rede de apoio para a transformação! Clique aqui e saiba mais.


por Marina Gadioli e Andressa Lutiano


45 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page