A infância é um período de formação muito importante. É nesse momento que começamos a nos constituir como sujeitos e a desenvolver diversas habilidades.
Esse também é um período regido pela imaginação e ludicidade que são responsáveis por mediar as relações que as crianças estabelecem com o mundo.
O desenvolvimento de boas práticas para essa faixa etária servirá de base para o restante da formação das crianças.
Qual é a importância das atividades para a educação infantil?
É na educação infantil que podemos proporcionar às crianças atividades que favoreçam o desenvolvimento da autonomia, independência, criatividade e outras habilidades.
Trabalhar com alinhavo, materiais naturais e pintura promove o desenvolvimento da coordenação motora, por exemplo, que é fundamental para as crianças desenvolverem habilidades necessárias para a escrita no período de alfabetização.
Porém, ao pesquisarmos rapidamente pelo Google – "atividades para educação infantil" – nos deparamos com propostas como essas:
Nos últimos anos, a pressão por resultados e a aplicação de testes padronizados em massa durante os anos do ensino fundamental e médio tem causado reflexos na educação infantil.
A alfabetização é exigida cada vez mais cedo e o espaço da ludicidade e da exploração livre passa a ser dedicado a um "treinamento" para que as crianças se adaptem ao ritmo do ensino fundamental.
Propostas e materiais como esses que privilegiam a cópia, reprodução, padronização, repetição vão se avolumando no histórico das crianças e dando a pais e educadores a sensação de produtividade e desenvolvimento.
Além disso, esses materiais estão presentes na educação infantil há muito tempo, e pressupõem uma criança bem pouco autônoma e pouco capaz de criar e desenvolver seu aprendizado para além do que é pedido na atividade.
Esse tipo de proposta pode até atender a alguma demanda ou contexto específico, mas será que esse é o melhor que podemos oferecer às nossas crianças? O que essas atividades nos dizem sobre a nossa concepção de criança e de educação para a infância?
Por que essas propostas não suprem a necessidade da educação infantil?
Considerando a característica criativa dessa faixa etária e a importância que existe em expor a criança a uma diversidade de experiências para que possa desenvolver habilidades tão necessárias para o seu desenvolvimento, entendemos que é preciso expandir os horizontes no planejamento de atividades para a educação infantil.
Quanto maior for a diversidade de materiais e experiências que as crianças possam explorar, melhor será o seu desenvolvimento.
Além disso, é preciso considerar as características principais dessa faixa etária.
O objetivo da educação infantil não é a alfabetização.
Esse é um período em que as crianças estão aprendendo a se comunicar através da fala, entendendo as diferentes formas de se relacionar, ampliando o seu círculo de relações (saindo do convívio exclusivo da família).
O corpo, a fala, a música, os gestos são as principais formas de comunicação e de relação dessas crianças. A educação, nessa faixa etária, precisa estar voltada para essas características.
Atividades para educação infantil na educação holística
Na contramão desse formato mais padronizado, vemos surgir movimentos que valorizam autonomia e autoria, trazendo ao centro da discussão os interesses das crianças e a ideia de que as próprias crianças liderem o seu aprendizado, com espaços abertos e flexíveis e tempos largos que permitam a exploração livre de materiais e contextos.
Hoje é muito comum ouvirmos sobre a pedagogia Reggio Emilia, que aplica esses princípios em suas práticas.
Mas é interessante perceber que esse não é um movimento novo.
Friedrich Froebel, considerado o pai do jardim de infância, desenvolveu um modelo de educação que já trazia essas questões como carro chefe.
Maria Montessori e Rudolf Steiner são outros nomes conhecidos da pedagogia que também consideram esses princípios para a educação de crianças.
Na Wish School nos inspiramos em diversos desses movimentos, e também ampliamos nossas práticas entendendo a necessidade da educação de desenvolver o indivíduo como um ser único e completo. Chamamos isso de Educação Holística.
5 ideias de atividades para educação infantil
Para promover práticas pedagógicas que estejam alinhadas com a ideia de uma educação mais significativa é preciso ampliar os horizontes de possibilidades do que propomos para as crianças. É preciso escutá-las e adaptar as demandas dos educadores aos interesses do grupo e de cada criança em sua singularidade.
Para oferecer inspiração e promover reflexão, compartilharemos 5 sugestões de atividades que promovem diversas habilidades e seguem a ludicidade como força motriz.
1 - Brincadeira com materiais naturais
Estar próximo e em contato com a natureza já é maravilhoso por si só. Mas a natureza, além de todas as boas sensações que nos proporciona, pode também trazer oportunidades de brincadeiras em que as crianças se divertem e aprendem.
Pintar com elementos naturais, por exemplo, proporciona que as crianças investiguem sobre as cores que podemos encontrar na natureza.
Podemos também perguntar: será que conseguimos tingir papéis com essas cores? E um outro universo de possibilidades se abre.
Ao classificar objetos naturais, a diversidade de cores e formas é tanta que demanda das crianças uma série de estratégias de classificação e categorização.
Misturar, descobrir, transformar, o acesso a diferentes texturas, formatos, tamanhos cria um verdadeiro laboratório para as crianças explorarem.
2 - A matemática e o corpo
E se o corpo fosse instrumento de medida?
Explorar o movimento e ao mesmo tempo as possibilidades da presença do corpo na escola pode ser um jeito lúdico e muito interessante de pensar medidas com os pequenos.
Quantas crianças cabem embaixo da mesa? Quantas crianças são necessárias para medir o tamanho da rampa? A materialidade e concretude que o corpo dá a propostas como essas facilita muito as crianças a pensarem mais abstratamente quando chegar a hora.
3 - Coordenação motora
O trabalho manual é muito importante em qualquer fase do nosso desenvolvimento.
Poder estar concentrado em algo, perceber que você foi responsável por construir ou criar algo do começo até o final, usar as habilidades e a criatividade com uma finalidade estética, são muitas as razões para trazermos os trabalhos manuais para dentro da escola.
Na educação infantil, há ainda um motivo extra que é o desenvolvimento da coordenação motora.
Atividades como enfiagem, costura, crochê alegram as crianças e auxiliam uma prática importante para a escrita e para atividades que demandam um controle mais fino das mãos.
4 - Construção com sucata (materiais de largo alcance ou não estruturados)
Esse tipo de construção permite que as crianças possam trabalhar desde o planejamento – o que querem fazer, que materiais vão precisar, quais são as etapas da construção – até as habilidades manuais envolvidas com a complexidade das criações.
E a riqueza da proposta não termina aí, elas vão se divertir e praticar todas essas habilidades através de atividades autorais em que podem desenvolver também a criatividade.
5 - Leitura
Apesar do foco da educação infantil ser a brincadeira e a ludicidade, é importante proporcionar às crianças uma diversidade de interações com a leitura e a contação de histórias.
Essas propostas ajudam a criar uma relação afetiva das crianças com os livros que auxiliará na fase de alfabetização e no desenvolvimento do hábito leitor.
Além disso, a leitura também pode ser uma brincadeira! As crianças podem escolher qual livro querem levar para casa para ler durante a semana e depois podem contar para a turma o que acharam, ou fazer um álbum de figurinhas e colecionar adesivos com as capas dos livros que já leram. Ou ainda, podem fazer uma brincadeira de troca de livros com os colegas!
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Nele, reunimos exemplos, teoria e experiências sobre uma forma diferente de fazer educação.
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por Marina Gadioli e Andressa Lutiano
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