top of page

Autonomia

Atualizado: 23 de mar. de 2023

Original do ebook - O cuidado de si e a conquista da autonomia: uma reflexão para famílias


Segundo Caio Lo Bianco, especialista em educação socioemocional e gerente executivo do Laboratório Inteligência de Vida, a autonomia se dá em decorrência do funcionamento do

ambiente escolar.


Como funciona a sala de aula, o tempo escolar, a arquitetura dos espaços de atividade e lazer, e como eles dialogam com o currículo são alguns dos pontos que devem ser levados em conta quando esse assunto vem à tona.


“Não adianta a escola dizer que educa para a autonomia se o ambiente não possibilita isso. Autonomia é uma consequência desses fatores, não uma bandeira que se deve ter como objetivo para que tudo seja desenvolvido”.



Não significa, porém, que a autonomia deva ser o objetivo final da educação, mas sim o resultado decorrente de um processo de amadurecimento emocional e social, conforme explica Caio.


“Quando a gente pensa sobre educar para autonomia, temos que pensar em diversos tipos de autonomia. Não é apenas para ser autônomo em relação aos pais, mas também em relação a seu movimento, seu corpo, suas ações e seu pensamento”.


Caio Lo Bianco - RELAÇÕES DE AUTONOMIA NA ESCOLA - LIV


“Não se deve fazer passar o cuidado dos outros na frente do cuidado de si; o cuidado de si vem eticamente em primeiro lugar, na medida em que a relação consigo mesmo é ontologicamente primária. [...] Eu diria que se trata de dois lugares diferentes no cuidado de si, mais do que de duas formas de cuidado de si; creio que o cuidado é o mesmo em sua forma, mas, em intensidade, em grau de zelo por si mesmo e, consequentemente, de zelo também pelos outros.” Michel Foucault


65 visualizações0 comentário
bottom of page