Pois é. Muitas pessoas ainda se referem ao que hoje chamamos de educação infantil como pré-escola, porque durante muito tempo esse era o termo mais apropriado.
Porém, desde que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) foi lançada, em 2015, o termo "pré-escola" deixou de ser utilizado.
Nesse texto, queremos contar um pouco sobre a diferença entre pré-escola e educação infantil para te ajudar a entender por que essa mudança aconteceu.
O que é pré-escola?
A pré-escola nada mais é do que o período que denominamos hoje de educação infantil. Ou seja, é o período escolar para crianças de 0 a 5 anos, que antecede o Ensino Fundamental 1.
Até a criação da BNCC, o termo "pré-escola" era utilizado para identificar o período que antecedia a primeira série do ensino fundamental.
Porém, com as alterações e propostas que o novo documento traz, esse termo foi atualizado para "educação infantil".
Qual é a diferença entre educação infantil e pré-escola?
A maior diferença talvez esteja na concepção que a BNCC traz sobre os aprendizados necessários para essa faixa etária, e em como a criança é colocada como agente de conhecimentos.
Até a elaboração desse documento, a pré-escola era vista muito mais como um espaço para as crianças ficarem (enquanto os pais ou a família estava trabalhando) do que um espaço rico de aprendizagem.
A BNCC traz uma série de conteúdos que podem (e devem) ser explorados neste período escolar, demonstrando a potência das crianças desde a primeira infância.
Esse movimento traz também uma validação muito importante para as escolas que se dedicam à educação infantil.
Esses espaços deixam de ser apenas um espaço de cuidado, uma extensão da casa e da família, para se colocar como espaços apropriados do saber, onde a educação da criança (para além do cuidado) é vista de maneira holística e colocada como prioridade.
Qual é a importância da educação infantil?
Assim, a importância da educação infantil está muito relacionada ao desenvolvimento de diversas competências e habilidades que serão base para a construção de outros conhecimentos no futuro.
A brincadeira e a experiência devem ser base para o desenvolvimento desses conhecimentos e competências.
Enquanto a criança parece "só" estar brincando, ela está, na verdade, conhecendo e aprofundando os seus aprendizados sobre:
si mesma;
a cultura em que está inserida;
o relacionamento com o outro.
Quais atividades são realizadas na educação infantil?
É importante que as atividades realizadas nessa faixa etária estejam pautadas pela experiência e pela ludicidade. Isso significa que, como mencionado acima, a brincadeira será o principal formato de aprendizagem.
Entre algumas atividades recomendadas para a educação infantil estão:
Atividades de Pintura
Pensando em proporcionar uma variedade de experiências para as crianças, as atividades de pintura podem ter uma série de formatos diferentes:
pintura com as mãos;
com pincéis;
com tintas feitas com materiais naturais (como terra, beterraba, etc);
com cotonete;
com pincéis construídos pelas próprias crianças (feitos com gravetos e folhas);
com papéis de diferentes cores e texturas;
colocando os papéis em diferentes posições (pendurados, na mesa, na parede, etc).
Leitura
Apesar de crianças nessa faixa etária ainda não fazerem a leitura autônoma, o exercício da leitura é muito importante desde que as crianças são bem pequenas, pois estimula a formação do senso leitor que será desenvolvido a partir da alfabetização.
Então, propostas que envolvam a contação de histórias, a leitura de histórias pelas professoras ou por crianças mais velhas, a manipulação de livros, entre outras, são atividades importantes para o desenvolvimento da leitura na educação infantil.
Rotina
Atividades que envolvam a organização da rotina das crianças no período em que estão na escola são importantes para desenvolver a compreensão da passagem do tempo e da sequência de acontecimentos (o que aconteceu ontem, o que vai acontecer amanhã, etc).
Além disso, o desenvolvimento da rotina traz ritmo e sensação de estabilidade, tão importantes para que a aprendizagem aconteça.
Essa compreensão é fundamental para a construção do pensamento. Entre as atividades que desenvolvem essa habilidade estão:
construção e acompanhamento do calendário do mês;
construção da rotina do dia (o que vai acontecer em cada momento);
roda de conversa sobre os acontecimentos do final de semana.
Por fim, o objetivo deste texto foi contar um pouco sobre a diferença entre a pré-escola e a educação infantil e explicar por que o termo "pré-escola" não é mais utilizado. Se você quer saber mais sobre diferentes atividades que podem ser realizadas na educação infantil e como aplicá-las na prática, veja esse texto que publicamos aqui no blog.
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