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Qual é a importância da leitura na educação infantil?

Atualizado: 24 de out. de 2022

Falar sobre leitura na educação infantil me traz duas impressões.

Primeiro, penso que pode soar estranho para muitos, já que a maioria das crianças na educação infantil ainda não lê.

Em seguida penso no movimento que muitas escolas vêm fazendo de antecipar a alfabetização para a educação infantil.

Nesse último contexto, falar de leitura não soaria tão estranho, mas ao mesmo tempo tenho a impressão de que não se fala de leitura no mesmo sentido que quero trazer aqui.

Mas então, por que e como a leitura deve acontecer na educação infantil? É isso que esse texto se propõe a responder. Segue a leitura e acompanha com a gente.


Qual é a importância da leitura na educação infantil?

A leitura na educação infantil é importante por uma série de fatores:

  • Ajuda na construção do hábito leitor;

  • Auxilia na construção do repertório cultural;

  • Auxilia no desenvolvimento da fala e da comunicação;

  • Desenvolve a consciência de passagem de tempo, de sequência de acontecimentos;

  • Desenvolve habilidades de escuta, de memória e de imaginação;

  • entre muitos outros.

A educação infantil é uma importante fase de aprendizagem e formação do ser humano. E é por isso que trabalhar a leitura nessa faixa etária é tão importante.

A leitura é parte essencial da maneira como nos comunicamos em sociedade, de como produzimos conhecimento e é também uma forma de desenvolver aprendizados.

Quando as crianças são expostas à leitura, elas entram em contato com esse universo e começam a desenvolver habilidades que serão essenciais para o seu melhor desenvolvimento.


Como a leitura acontece na educação infantil?

É preciso ampliar a nossa concepção de leitura para entender como ela acontece na educação infantil.


Diferentemente do que imaginamos, a leitura não acontece somente ao pegarmos um livro e lermos as palavras e histórias contidas nele.

A leitura é uma habilidade muito ampla e pode acontecer de diversas maneiras. Lemos, por exemplo, diversas imagens que circulam em nosso mundo. Lemos também as expressões e os gestos das pessoas com quem interagimos. E lemos os diversos gêneros textuais a que estamos expostos (livros, histórias, mensagens de texto, notícias, etc).

Assim, a leitura na educação infantil deve ter o objetivo de expor as crianças ao máximo de possibilidades de leitura, de forma a ampliar o seu repertório.

Isso pode acontecer através de:

  • Leitura de histórias feita pelos educadores;

  • Leituras feitas por crianças mais velhas;

  • Exploração livre de livros da biblioteca de sala;

  • Criação de uma roda de leitura para que as crianças levem livros para serem lidos pelos pais ou responsáveis em casa;

  • Contação de histórias;

  • Leitura de imagens, objetos e situações;

  • entre outros.

É importante mencionar que exercitar a leitura e manipular livros, na educação infantil, não significa ler e entender as palavras que estão escritas.

A manipulação de livros e a livre exploração desse material pelas crianças auxilia no desenvolvimento do hábito leitor.

Quanto mais as crianças forem expostas aos livros e a materiais de leituras, mais elas estarão habituadas a utilizar um livro, e mais familiarizadas estarão com esse material; o que torna muito mais natural o processo de alfabetização.



Estudantes do Ensino Médio leem uma história para as crianças do KJ.


Quais os benefícios da leitura na educação infantil?

Os benefícios da leitura na educação infantil estão muito relacionados a essa ampliação de repertório que mencionei acima, trazendo para as crianças uma familiaridade com o universo dos livros, das histórias e das diferentes maneiras que utilizamos a leitura.

Aqui é importante deixar claro que, na educação infantil, a leitura está muito mais no lugar da exploração dos livros, da interpretação de imagens e da experimentação do que na alfabetização.

Crianças nos anos finais da educação infantil começam, sim, a trabalhar com atividades mais relacionadas à alfabetização, como o reconhecimento de letras, a escrita do seu nome, escrita de palavras estáveis (palavras que são referentes à rotina).

Mas ainda não é esperado (nem recomendado) que esse seja o foco para essa faixa etária, pois nessa faixa etária estamos pensando em um conceito mais amplo que é o de letramento.

Letramento é justamente essa ideia de aproximar as crianças desse universo das palavras de uma maneira mais ampla, entendendo a função social do texto, desenvolvendo uma apreciação pela leitura, entendendo que essa linguagem letrada comunica, faz parte do mundo, contém sentidos e significados.

Portanto, o letramento é uma maneira de ver a leitura e a escrita mais apropriada para a educação infantil.



Estudantes fazem leitura autônoma no espaço aberto da escola, dentro de um brinquedo de pneus.


Quais são as atividades relacionadas à leitura na educação infantil?

Pensando nos princípios de exploração e experimentação que são base para a educação infantil, deixo aqui algumas sugestões de atividades relacionadas à leitura que vocês podem fazer com suas crianças em casa.


Leitura por um adulto

Tenha um momento no dia para ler uma história. Uma das principais maneiras de aprendermos é através da observação. Ao fazer a leitura para uma criança, o adulto demonstra como utilizar os livros e como realizar a leitura.

  • De que maneira seguramos o livro

  • Quais cuidados precisamos ter ao manipular um livro;

  • Qual é a direção da leitura (da esquerda para a direita, de cima para baixo);

  • Como virar as páginas e continuar a história;

  • Como marcar a página para continuar a leitura em outro momento;

Conforme as crianças crescem e iniciam a alfabetização, essa prática da leitura também passa a informar às crianças o som que cada palavra forma e a importância de diferentes entonações para a leitura de uma história.


Leitura de livros de imagens

Normalmente, livros para crianças são ilustrados. Mas existem também alguns livros só com imagens, sem palavras.

Livros desse tipo são importantes para exercitar a leitura das imagens. Ou seja, desenvolver o entendimento dos significados que cada imagem pode trazer.

Além disso, permitem à criança que desenvolva a sua criatividade e imaginação, criando diferentes histórias que combinem com aquela imagem.

Um livro muito conhecido só de imagens é o "Telefone sem fio", de Ilan Brenman e Renato Moriconi.


O Reconto

Após a leitura, incentive conversas e o reconto por parte das crianças. Deixem que contem a parte que mais gostaram da história, o que chamou a atenção e porque, se não gostaram de alguma parte, qual o personagem favorito, etc.


Envolva as crianças na história

Durante a leitura, você também pode envolver as crianças ativamente:

  • Peça para que repitam algumas frases marcantes, emitam sons que são parte do enredo (vento, bater na porta, barulho de animais, cantar músicas);

  • Convide as crianças para fazer gestos e se mover conforme a cena (um leão feroz com garras, o saci que pula num pé só, um sapo que pula);

  • Numa cena importante você pode parar a narrativa, causando um suspense e perguntar: O que vocês acham que vai acontecer?


Exploração livre

Também é importante que as crianças tenham a oportunidade de manipular livros sozinhas. Ter livros apropriados para a idade e que estejam ao alcance delas é uma ótima maneira de incentivar que manipulem os livros como uma brincadeira e, assim, se familiarizem cada vez mais com esse objeto.

Por fim, espero que esse texto tenha te ajudado a entender qual é a importância da leitura na educação infantil e também o que significa "leitura" nessa faixa etária. Se quiser saber mais sobre o que é a educação infantil e como a aprendizagem acontece nessa fase escolas, esse outro texto te dá mais detalhes.


por Marina Gadioli

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