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O que é o Mapa Holístico da Wish?

Atualizado: 24 de nov. de 2022

A educação holística acredita que todos os aspectos da experiência humana devem ser considerados na educação.

A palavra holística vem do termo grego "holon", que significa inteiro, integral. Assim, não só o intelecto racional, mas também os aspectos físicos, emocionais, sociais, culturais, criativos, intuitivos e espirituais da natureza de cada ser humano são valorizados e desenvolvidos pela escola.

Com o intuito de comunicar essa proposta de uma maneira mais clara, desenvolvemos, na Wish, o Mapa Holístico, que você pode ver abaixo.


Nessa imagem, o centro representa o indivíduo. Os eixos estão no entorno, envolvendo esse indivíduo. Perceba que não há nenhuma divisão rígida entre os elementos presentes na imagem, para representar a fluidez e a interconexão entre todos os eixos.

Assim, é importante mencionar que os cinco eixos têm a mesma importância. Ou seja, não priorizamos "mente" em detrimento de "corpo", mas olhamos para um equilíbrio entre todos os eixos no dia a dia da escola.

Também achamos importante explicitar nesta imagem alguns aspectos que envolvem cada eixo. Estes, estão representados em cinza e com ícones ao redor do seu respectivo eixo. Porém, a interconexão entre os eixos promove também uma sobreposição entre os aspectos de cada eixo, que podem se repetir em eixos diferentes dependendo da intenção da proposta ou atividade.

Por exemplo, "bilinguismo" encontra-se no eixo mundo, mas o trabalho de aquisição e prática das línguas (inglês e português), também está presente no eixo mente.

Mais uma vez, a não delimitação entre os elementos contribui para ilustrar essa fluidez e conexão.

Qual é o propósito da educação holística?

A educação holística tem o propósito de promover uma educação comprometida com o desenvolvimento do estudante como um ser complexo e único.

Ela é construída a partir de uma série de teorias e práticas pedagógicas que tem em seu cerne o desenvolvimento do estudante por completo.

Aprender na prática, a partir da resolução de problemas reais, do desenvolvimento de projetos, dando oportunidades para os estudantes entrarem em contato com aquilo que os move, para que entendam o que gostam e o que não gostam, e dando espaço e tempo para que superem os seus desafios são algumas maneiras pelas quais a educação holística se realiza.

Vivemos no momento do chamado mundo VUCA (do inglês volátil, incerto, complexo e ambíguo), que nos demanda constante transformação e adaptação.

Esse movimento nos mostra que não há respostas prontas e fechadas. Portanto, a escola como a conhecemos (com carteiras enfileiradas, conteúdos pré-determinados e pré-programados, testes padronizados) já não supre as necessidades do nosso mundo atual.

A educação holística tem como propósito, portanto, transformar radicalmente a maneira como a escola é organizada. Dando espaço para que o aprendizado seja adaptável, fluido e profundo, desenvolvendo todos os eixos que formam o ser humano (mente, mundo, corpo, espírito e relações).

Como o mapa holístico auxilia na educação dos alunos?

O mapa holístico é utilizado na Wish como pano de fundo para todas as propostas que são desenvolvidas no dia a dia dos estudantes.

Os educadores utilizam o mapa em seu planejamento, buscando manter o equilíbrio entre propostas que privilegiam diferentes eixos.

Assim, o mapa holístico é uma ferramenta que promove a autorreflexão dos educadores - que podem observar se algum eixo está sendo mais utilizado do que outro e recalcular a rota - e apoia o processo avaliativo dos estudantes, pois é também base para as conversas de tutoria que os estudantes têm com os educadores.

Veja abaixo uma descrição sobre cada eixo do mapa holístico:

Mente

O eixo mente está principalmente conectado ao que tradicionalmente entendemos por conteúdos escolares.

Porém, a educação holística entende que é necessário mudar radicalmente a forma como esses conteúdos são abordados na escola.

Assim, na Wish, utilizamos a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como norte e o currículo passa a ser trabalhado de maneira mais significativa para os estudantes.

Trazemos os conteúdos para perto dos interesses das crianças, fazendo uso de:

  • metodologias ativas;

  • jogos;

  • propostas em que os estudantes possam usar o corpo, as mãos, os sentidos, os sentimentos.

Através de muitas pesquisas, de trabalhos em conjunto, do desenvolvimento de projetos, o currículo escolar acontece de modo mais autêntico e mais afetivo.

Mundo

O eixo mundo representa a conexão das vivências escolares para além dos muros da escola. A educação para o mundo está baseada em uma visão ecológica, que enfatiza a conectividade e a interdependência da vida humana com a natureza.

Em conexão com a ideia de mundo VUCA mencionada acima, através do eixo mundo, os estudantes entram em contato com propostas pedagógicas que proporcionam um aprendizado plural.

Os estudantes aprendem que existem diversas formas de fazer as coisas, diversas soluções para um mesmo problema, que as coisas não são só "preto ou branco / certo ou errado" e que há riqueza em transcender as polaridades, incluir e integrar!

Essa educação facilita a tomada de consciência do papel de cada indivíduo no ecossistema complexo que inclui o ser humano e os outros seres da Terra e do Universo, trazendo o senso de responsabilidade e cidadania para os estudantes.

Corpo

Na Wish, a aprendizagem está o tempo todo sendo inCORPOrada.

Isso significa perceber na pele, no movimento os aprendizados que estão ocorrendo, ter as sensações ligadas à aproximação dos diversos saberes.

Por anos, o corpo ficou afastado da educação. Como diz Ken Robinson no seu famoso TED Talk:

"Conforme as crianças crescem vamos educando-as, cada vez mais, do peito pra cima, até que focamos somente na cabeça e levemente para um lado (...); professores normalmente moram em suas cabeças. (...) Eles olham para seus corpos como um "meio" de transportar suas cabeças, uma maneira de levar suas cabeças às reuniões."

Na Wish, o corpo é um dos eixos que compõem os projetos e é tão importante quanto qualquer outro. Ele está presente o tempo inteiro no dia a dia da escola.

Aqui, oferecemos aos estudantes a possibilidade de ir, vir, explorar, sentar, deitar, correr. E a arquitetura da escola serve como suporte para promover essas e muitas outras interações.

O corpo é vivenciado, para além do movimento, como lugar de sustentação, como base para que o restante da vida permaneça em equilíbrio.

Os estudantes se apropriam dos espaços e criam cantos de descanso, de trabalho, de relaxamento, de compartilhamento.

Esses espaços falam também sobre como a integração espaço-corpo está conectada à aprendizagem. Afinal de contas, aprendemos através daquilo que experienciamos, que vivemos.

Espírito

O eixo espírito do mapa holístico tem como viés o autoconhecimento.

Momentos de quietude, mindfulness, autorreflexão trazem a experiência de olhar para dentro de si, de se conhecer.

A possibilidade de usar diversas formas de expressão promove a auto observação e o aprendizado sobre nós mesmos. Assim, os estudantes têm a oportunidade única de se tornarem especialistas deles mesmos, identificando preferências, forças, fraquezas e as melhores maneiras de atingirem todo o seu potencial.

A intuição (sabedoria interior) é valorizada. Entendemos que é preciso ser capaz de analisar o que está fora (contexto, relações) e o que está dentro (interesses, paixões, pontos fortes) para chegar às melhores escolhas - para si mesmo e para os que estão ao redor.

Assim, com o desenvolvimento do eixo espírito, o estudante pode realizar a sua contribuição única para o mundo.

Através de rodas de conversa, círculos e espaços de confiança criados para promover esse autoconhecimento, com os estudantes e com a equipe, as pessoas da nossa comunidade escolar tem um lugar seguro e um espaço garantido para que sejam elas mesmas livremente.

Relações

O eixo relações busca abarcar um ponto essencial para a nossa humanidade. É através da interação com o outro que nos descobrimos e que descobrimos o mundo.

A colaboração, o trabalho em grupo e a interação entre as diferentes faixas etárias são valores que permitem aos estudantes da Wish se colocarem em diferentes posições, se conectarem não só com outros estudantes, mas também com os educadores e com toda a equipe de profissionais, com o igual e com o diferente.

É através dessa conexão que os estudantes têm a oportunidade de notar a contribuição que cada indivíduo traz para o mundo (inclusive a sua própria).

Ao se conscientizarem de que são parte de uma comunidade global ampla; ao entenderem que suas ações, formas de pensar e de tomar decisões impactam suas vidas e as vidas dos demais, os estudantes começam a desenvolver um senso de corresponsabilidade e interdependência que os ajudará a agir de maneira mais crítica, responsável e empática, promovendo, assim, um mundo de bem estar, solidariedade e justiça.







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