top of page

Psicologia Ambiental: qual a relação do ambiente com a aprendizagem?

Entenda o que é psicologia ambiental e como o ambiente em que o estudante está inserido impacta seu processo de aprendizagem e desenvolvimento



A criança e o adolescente são capazes de aprender tudo e de qualquer lugar. Isso significa que o processo de aprendizagem não se restringe somente às tradicionais salas de aula com carteiras enfileiradas e 45 minutos de atenção voltada para o professor copiando a lição do livro na lousa. Ensinar e aprender vão muito além disso e vamos mostrar que também dependem do ambiente em que o estudante e educador estão inseridos.

É possível aprender literatura, matemática, ciências da natureza e outras matérias básicas fora da sala de aula, porque cada canto da escola é um espaço de aprendizagem e, mais do que isso, de desenvolvimento de competências socioemocionais como colaboração, socialização, criatividade e resolução de conflitos.

Estamos falando do conceito de “psicologia ambiental”, que deve estar integrado aos processos de ensino e aprendizagem. Continue lendo para entender melhor!

Aproveite e leia também:

Afinal, o que é psicologia ambiental?

A psicologia ambiental explica a influência que o ambiente tem sobre as pessoas. Ela explora como o ambiente físico influencia o comportamento, a saúde mental, o bem-estar e, ao mesmo tempo, como as ações humanas impactam o ambiente.

Estudos demonstram que é muito mais produtivo estar em um ambiente que promova o seu bem-estar e que proporcione momentos de pausa naturalmente, vide as propostas inovadoras de escritórios como o Google, por exemplo. 

Mesmo para adultos, as pesquisas demonstram que é muito difícil manter a concentração e disposição 100% do dia em uma sala fechada, com pouco acesso ao exterior. Para crianças e adolescentes essa prática chega a ser prejudicial ao seu aprendizado.

O ambiente tem tudo a ver com a aprendizagem

A criança não aprende se estiver cansada, desmotivada e estressada. O cérebro precisa de pausas para absorver todas as informações que recebe ao longo do dia. Em salas de aula mais tradicionais – como citamos no início deste texto – é comum que adolescentes fiquem mais inquietos, peçam para ir ao banheiro só para sair um pouco da sala e fiquem mais empolgados quando sabem que a atividade do dia será em um espaço diferente. Você já vivenciou isso?

Aproveite e leia também:

Se é possível aprender qualquer coisa de qualquer lugar, então é preciso que a escola promova espaços (físicos e de tempo) que possibilitem uma diversidade de ambientes para os estudantes.

Exemplos de que todo espaço da escola é um espaço de aprendizagem

  • Sentados às mesas do refeitório ou cruzando corredores da escola, as crianças e adolescentes podem ser estimulados a interagir e socializar.

  • No pátio ou áreas externas da escola, os alunos podem realizar atividades físicas e explorar a natureza como observar e descobrir plantas, insetos e outros elementos do meio-ambiente. 

  • Cada cantinho da escola pode ser um espaço de leitura, como no parque, na cantina, no pátio ou na própria sala de aula. E estes mesmos espaços podem ser explorados para discutir ideias, criar projetos ou simplesmente estudar.

Aproveite e leia também:

Qual a importância dos espaços ao ar livre para a aprendizagem?

Nosso corpo se relaciona com o meio e o meio afeta nosso corpo, não há corpo separado do espaço. A criança, o adolescente e o adulto precisam de tempos livres e ao ar livre. Ouvir o som dos pássaros, sentir o vento nos cabelos, colocar os pés na grama e na terra. Pesquisas têm demonstrado que o número de crianças que têm a possibilidade do contato com a natureza diminuiu drasticamente nos últimos anos. Esse "déficit de natureza" traz consequências alarmantes para os níveis de estresse e desenvolvimento. A ciência explica  que a conexão com a natureza traz inúmeros benefícios para corpo e mente, contribuindo para o aprendizado e para um crescimento saudável.

“Será preciso despertar a experiência do mundo tal como ele nos aparece enquanto estamos no mundo por nosso corpo, enquanto percebemos o mundo com nosso corpo” – Maurice Merleau-Ponty, filósofo francês.

Portanto, toda experiência da arquitetura e do espaço de aprendizagem é corporal e esta experiência reforça a sensação de pertencer ao mundo.

E por isso, a Wish School é uma escola diferente. Porque cada espaço foi projetado para que a criança tenha autonomia e consciência de que ela pode aprender tudo em qualquer lugar.





24 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page